O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação anuncia resultado do edital Jovem Cientista do Nosso Estado 2017
Publicado em: 09/11/2017
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação anuncia resultado do edital Jovem Cientista do Nosso Estado 2017

A diretoria da Fundação anuncia, nesta quinta-feira, 9 de novembro, o resultado do edital Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE).  Embora estivesse prevista inicialmente a concessão de 120 bolsas, selecionadas entre os 474 projetos inscritos, este número foi ampliado para 160, dada a qualidade das propostas apresentadas.

Vinte e quatro instituições fluminenses foram beneficiadas, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que recebeu 45 bolsas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que teve 23 bolsas aprovadas, a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 20; Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com 14; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ambas com nove; a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com seis; a Universidade do Grande Rio (Unigranrio), com cinco; a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com quatro. O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) aprovaram, cada, três propostas; enquanto o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Universidade Estácio de Sá (Unesa), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tiveram beneficiadas duas propostas cada. Também foram contemplados o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IPJBRJ), o Observatório Nacional (ON), o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) e a Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

A área com maior número de projetos contemplados foi  Ciências Biológicas, com 45 propostas aprovadas; seguida por Ciências Exatas e da Terra, com 32 e Ciências Humanas, com 27. Na grande área de Engenharias, foram 14 propostas beneficiadas, seguida por Ciências Sociais Aplicadas, com dez, e Ciências Agrárias, com nove.

Conhecido como bolsas de bancada para projetos e com pouco mais de R$ 9 milhões em recursos, o programa concede bolsas de R$ 2.100 mensais para que os pesquisadores contemplados possam desenvolver seus projetos durante os três anos seguintes. O edital definia que, para submeter propostas, era preciso ter obtido grau de doutor a partir de 1º de agosto de 2006; que tivesse ao menos uma orientação de mestrado concluída (nesse caso, foram aceitas coorientações); e ao menos uma orientação de mestrado em andamento, não sendo consideradas coorientações. Também exigiu-se que o candidato tenha obtido, nos últimos três anos, como proponente principal, financiamento a pesquisas por meio de agências de fomento nacionais, estaduais ou internacionais, pró-reitorias, fundações e empresas públicas ou privadas. E, por fim, que tenha vínculo empregatício com centros de pesquisas, universidades ou instituições de ensino e pesquisa fluminenses.

A avaliação dos projetos foi feita por um Comitê Especial de Julgamento especialmente designado pela diretoria da FAPERJ, numa análise que considerou critérios de mérito técnico-científico, sua articulação entre as metas do projeto, o histórico de associações com redes cooperativas de pesquisa e seu potencial multiplicador. Também foram levados em conta a participação em programas de pós-graduação stricto sensu; a demonstração da capacidade de formação de recursos humanos; a experiência e a capacidade técnica do proponente do projeto; o curriculum vitae do proponente; e, principalmente, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental e social do estado do Rio de Janeiro.

Os recursos obtidos poderão ser aplicados apenas em itens ou rubricas relativos ao projeto, observadas as regras constantes no Manual de Prestação de Contas da FAPERJ, e orientações complementares expedidas para esse fim pelo setor de Auditoria Interna ou pela diretoria da Fundação.

Veja a listagem completa dos contemplados no programa Jovem Cientista do Nosso Estado - 2017.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes