O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ divulga o resultado do Edital TCT – 2017
Publicado em: 06/09/2017
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ divulga o resultado do Edital TCT – 2017

Dando seguimento a seu cronograma, a diretoria da FAPERJ divulga nesta quarta-feira, 6 de setembro, o resultado do edital Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) – 2017. Do total das propostas apresentadas, 101 projetos foram selecionados. Destinado a treinar e aperfeiçoar técnicos de nível fundamental, médio e superior que estejam fazendo parte de atividades de apoio a projetos financiados pela FAPERJ e desenvolvidos por pesquisadores com vínculo empregatício/funcional em instituições de ensino e pesquisa do fluminense, o programa visa à valorização da formação educacional obtida e inserção no mercado de trabalho. A edição atual do Edital TCT caracterizou-se pela sua competitividade, apresentando projetos de excelência e relevância para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. 

Puderam submeter propostas pesquisadores com grau de doutor ou equivalente e vínculo empregatício/funcional em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado, com projetos financiados pela FAPERJ, ativos e em desenvolvimento, com exceção para aqueles relativos a Auxílio à Organização de Eventos (APQ  2); Auxílio à Editoração (APQ 3) e Auxílio para Participação em Reunião Científica (APQ 5) e Auxílio a pesquisador Recém-Contratado – ARC; ADT 1 e ADT 2.

Devidamente encaminhadas pelo coordenador/orientador, com menção ao projeto(s) em que as atividades do bolsista estarão vinculadas, a proposta precisava refletir a necessidade de treinamento e capacitação de profissionais em atividades técnicas, para a implantação, modernização e o funcionamento de laboratórios e/ou equipamentos multiusuários, além de contar com a anuência da instituição à qual o coordenador/orientador está vinculado.

“O edital TCT é de grande importância para o sistema de Ciência e Tecnologia do estado do Rio de Janeiro ao contemplar projetos de pesquisa estratégicos e que contribuem para a formação de recursos humanos altamente qualificados”, segundo Jerson Lima, diretor Científico da FAPERJ.

O bolsista indicado deveria ser técnico de nível fundamental, médio ou superior, com ou sem pós-graduação, com habilidade específica essencial à execução do projeto. Esta modalidade de bolsa, no entanto, não poderia ser empregada em atividades de natureza administrativa, nem ser concedida a qualquer aluno matriculado em curso de pós-graduação stricto sensu. As propostas foram enquadradas em uma das seguintes faixas, de acordo com a qualificação e atividade a ser desenvolvida pelo bolsista: TCT 1, para técnicos de nível fundamental, sem formação específica; TCT 2, para técnicos de nível médio, sem formação específica; TCT 3, para técnicos de nível médio, com formação específica na área a que se destina; TCT 4, para técnicos de nível superior, com formação específica na área a que se destina; TCT  5, para técnicos com pós-graduação stricto sensu, nível mestrado, com formação específica na área a que se destina.

Os contemplados agora deverão aguardar contato da Fundação para a entrega de seus termos de outorga. O início da vigência das bolsas será a partir de setembro de 2017.

Confira a listagem completa dos contemplados no programa Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) – Edital FAPERJ Nº 05/2017

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes