O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rio Inovação é referência para outras agências de fomento
Publicado em: 09/09/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rio Inovação é referência para outras agências de fomento

De modo inédito, o processo de seleção do programa Rio Inovação da FAPERJ está sendo acompanhado atentamente não só pelos candidatos e assessores da Fundação, mas também vem atraindo a atenção das outras agências de fomento do país, como a Finep e Fapesp. A explicação para isto está no fato de o programa ser, ele próprio, uma inovação – um processo inteiramente novo e que deverá inspirar programas semelhantes em outros âmbitos.

Uma das características do Rio Inovação é não exigir que o titular do projeto possua título ou vinculação acadêmica – ao contrário de todos os outros programas da FAPERJ. Por isso, os critérios de avaliação são inteiramente novos.

 

“O Rio Inovação está sendo considerado benchmarking por nossos pares”, confirma o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Marcos Cavalcanti.[

 

A expressão benchmarking significa referência, marco. E, como afirma o edital do programa, “inovação se traduz na transformação do conhecimento em valor econômico e/ou social e representa a alavanca do desenvolvimento do mundo contemporâneo”.


No momento, a comissão de avaliadores do programa Rio Inovação da FAPERJ está em plena atividade, dando prosseguimento ao processo de seleção dos candidatos.


O critério de adesão do protótipo ou processo às exigências e necessidades do mercado está sendo considerado fundamental no processo de avaliação dos candidatos. Com isso a diretoria de Tecnologia não prioriza a os critérios tradicionalmente utilizados pela Fundação, como a produção bibliográfica e titulação acadêmica do proponente.

 

Além disso, a saúde financeira da empresa vinculada ao proponente também está sendo verificada de maneira detalhada.


Portanto, a comissão de avaliadores é composta por profissionais com sensibilidade de mercado, conhecimento técnico do produto apresentado pelo proponente e experiência em avaliação financeira.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes