O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Divulgado o resultado final do edital de Apoio ao Desenvolvimento da Tecnologia da Informação
Publicado em: 08/06/2017 | Atualizado em: 24/08/2017

Divulgado o resultado final do edital de Apoio ao Desenvolvimento da Tecnologia da Informação

A Fundação divulga nesta quinta-feira, 8 de junho, o resultado final da quinta edição do edital Apoio ao Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, que, pela primeira vez  esteve direcionado para a criação de equipamentos e soluções inovadoras para aplicação em cidades inteligentes e sustentáveis. Entre os nove projetos contemplados estão propostas como a solução IoT para medição de temperatura de hemocomponentes e medicamentos durante o transporte; ou o Smart Energy, sistema de automação residencial e integração de redes de distribuição de energia visando eficiência energética.

Com recursos de R$ 15 milhões para o financiamento de projetos, o edital incentiva o desenvolvimento de tecnologia no estado do Rio de Janeiro com a finalidade de gerar maior eficiência nas operações urbanas e aumentar a qualidade de vida de seus habitantes. Para tanto, o programa financia projetos que busquem desenvolver soluções novas e criativas, evidenciar relevância imediata para a sociedade, apresentar potencial para impacto econômico, realizar teste piloto ou produzir protótipo. Entre os temas de interesse, a busca de soluções de gerenciamento sustentável de energia, ou o desenvolvimento de projetos que utilizem a Internet das Coisas para gerenciar o consumo de energia e os serviços de transporte; o desenvolvimento de soluções para agricultura – como monitoramento da temperatura do ar, do solo, velocidade do vento, umidade, radiação solar, probabilidade de chuva, umidade das folhas e coloração das frutas – e aplicações da Internet das Coisas na área de saúde; assim como projetos de apoio a processos de capacitação na apropriação e no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, abrangendo o corpo discente e/ou o corpo docente dos níveis médio, técnico e superior, com foco na convergência digital, Internet das Coisas e aplicações para cidades inteligentes; e o desenvolvimento de equipamentos de baixo custo com interfaces inovadoras para plataformas fixas ou móveis.

Cada um dos projetos contemplados receberá até R$ 500 mil, liberados em duas parcelas. A verba disponibilizada poderá custear despesas de capital – como a aquisição de materiais permanentes e equipamentos, obras de infraestrutura e instalações – e o custeio de serviços de terceiros, com caráter eventual, inclusive para a manutenção de equipamentos e para a realização de reparos e adaptações de bens imóveis; material de consumo; despesas de importação (com limites estabelecidos no edital); além de despesas operacionais e administrativas relativas à execução do projeto.

Confira a listagem completa dos contemplados no edital Apoio ao Desenvolvimento da Tecnologia da Informação no Estado do Rio de Janeiro – 2016.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email Compartilhar no WhatsApp
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes