O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação divulga resultado do programa de Auxílio à Editoração
Publicado em: 11/05/2017
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação divulga resultado do programa de Auxílio à Editoração

A FAPERJ divulga nesta quinta-feira, 11 de maio, a relação de projetos contemplados na edição 2016 do programa Auxílio à Editoração (APQ 3). Nesta chamada única, 118 projetos tiveram inscrições efetivadas, mantendo uma demanda bastante qualificada, o que tem caracterizado esta modalidade de fomento. Desses projetos inscritos, foram selecionadas 58 propostas, com origem em uma grande variedade de instituições de ensino e pesquisa do estado.

Dos projetos selecionados, destaque-se a prevalência da grande área das Ciências Humanas, com 23 propostas. As áreas de Linguística, Letras e Artes, com 12, e Ciências Sociais Aplicadas, com 11 propostas, também se distinguiram. Ciências da Saúde e Engenharias tiveram três projetos contemplados cada uma; Ciências Biológicas e Ciências Exatas e da Terra ficaram com dois projetos cada, ao passo que Ciências Agrárias e a subárea de Estudos Sociais respondem, cada, por um projeto aprovado.

A instituição com mais solicitações contempladas foi a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 25 projetos, seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que teve 10 solicitações atendidas. As demais instituições tiveram de um a quatro projetos contemplados. Com quatro, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Com três, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Dois projetos, cada um, foram concedidos a pesquisadores do Colégio Pedro II e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Tiveram um projeto contemplado as seguintes instituições: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Ministério da Saúde do Rio de Janeiro (MS-RJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (ACGRJ), Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e Instituto Benjamin Constant (IBC).

A edição 2016 do APQ 3 contemplou obras de grande variedade temática, como o tráfico de animais silvestres no Rio de Janeiro, os conflitos e a repressão no campo fluminense, os impactos da realização da Copa do Mundo de 2014 na cidade do Rio de Janeiro, o projeto de sistemas de produção de petróleo, as políticas públicas de inovação e desenvolvimento no estado, a cadeia produtiva da indústria da confecção em Nova Friburgo, o fenômeno físico da luz e suas aplicações, a mobilidade urbana na Baixada Fluminense, entre outros.

O APQ 3 é a modalidade de fomento da FAPERJ dedicada ao financiamento da edição de livros e de obras em formato digital e multimídia que contribuam para a difusão do resultado de pesquisas realizadas em instituições de ensino, de ciência e de tecnologia do estado.

Confira a listagem completa dos contemplados no Auxílio à Editoração (APQ 3) – 2016

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes