O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 25 a 31 de agosto de 2016
Publicado em: 25/08/2016
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 25 a 31 de agosto de 2016

Descarte de resíduos eletrônicos é tema de debate na UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Movimento Lixo Zero e o Instituto GEA, promovem na próxima quarta-feira, 31 de agosto, um encontro para discutir a situação atual e as possibilidades de destinação dos resíduos eletrônicos no Brasil e no Rio de Janeiro. No País, todo ano são descartados cerca de 500 mil toneladas de sucata eletrônica e a estimativa é de que, até 2030, o Brasil produzirá 680 mil toneladas/ano de resíduos eletrônicos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O evento "Resíduos eletrônicos: Cenário e Soluções" vai acontecer no Centro de Tecnologia da UFRJ (Auditório do Bloco I, Cidade Universitária, Ilha do Fundão), das 14h às 18h. Estarão presentes ao debate representantes da Secretaria Estadual do Ambiente, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, do Ministério Público, da Caixa Econômica Federal, da Associação Brasileira Indústria Elétrica Eletrônica (Abinee), da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro), do Movimento Lixo Zero e do Instituto GEA. Para participar, basta se inscrever em http://lixozero.org/v2/inscricao. Mais informações pelo telefone (11) 3058-1088 ou pelo e-mail contato@institutogea.org.br.

Capes lança edital de apoio a propostas de eventos científicos no País
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o Edital nº 21/2016, referente à chamada pública no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), com objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no País, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. A chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de fevereiro de 2017 a 31 de julho de 2017. As inscrições deverão ser feitas de 22 de agosto a 21 de setembro, exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico disponível na página da Capes. O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em novembro deste ano e o resultado final está previsto para janeiro de 2017.

CNPq divulga edital dos Brics
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu uma chamada pública do Programa-Quadro dos Brics em Ciência, Tecnologia e Inovação (Brics STI), fundo multilateral formado por agências de fomento do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para apoiar pesquisas conjuntas. O edital dispõe de R$ 1,2 milhão, oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e as inscrições podem ser feitas até 20 de setembro. A chamada pública nº 18 apoia projetos em seis áreas: recursos hídricos e tratamento da poluição; tecnologia geoespacial e suas aplicações; energias novas e renováveis e eficiência energética; biotecnologia e biomedicina, incluindo saúde humana e neurociências; tecnologias da informação e computação de alta performance; e ciência oceânica e polar. Mais informações em http://cnpq.br/chamadas-publicas.

Nova Zelândia anuncia programa de bolsas de estudos para a América Latina
A partir da próxima quinta-feira, 1º de setembro, estarão abertas as inscrições para os estudantes da Nova Zelândia que queiram realizar parte do ensino superior no Brasil. A iniciativa, desenvolvida pelo governo da Nova Zelândia, abrange toda a América Latina, e tem o Brasil como um dos principais focos, em uma demonstração do interesse neozelandês em estreitar ainda mais os laços de cooperação educacional com o País. Os alunos contemplados, além de estudar no Brasil, poderão realizar estágios supervisionados e desenvolver projetos de pesquisa acadêmica dentro de um período de quatro semanas a dois anos. Interessados devem se inscrever entre 1º de setembro e 30 de outubro e devem ser cidadãos da Nova Zelândia maiores de 18 anos. A divulgação dos resultados ocorrerá em novembro e as instituições brasileiras devem começar a receber alunos da Nova Zelândia já em 2017. Mais informações: tel.: (11) 3898-7423. 

UFRJ realiza curso sobre História da África Oeste
A Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza em setembro um minicurso sobre a História da África Oeste. As aulas, que vão do dia 3 a 24, vão tratar dos períodos que antecederam a ocupação islamo-árabe (séc. X-XIII), bem como as transformações ocorridas durante e após a ocupação. Também será trabalhada a presença e colonização europeia, durante os  séculos XV e XX, bem como questões referentes à construção de diferentes identidades sociais e suas manifestações culturais, políticas e econômicas nesse território com destaque para a História dos Impérios e Reinos, cujas estruturas influenciaram o Sene Gâmbia e parte do centro africano de séculos IV a XX. Nos encontros, também serão abordados temas relacionados ao papel social da mulher no meio de produção,a formação dos sistemas políticos e religiosos dos povos do Litoral Oeste Africano. Os interessados têm até o dia 2 de setembro para se inscrever no curso, através do e-mail: cea.ufrj@gmail.com. Mais informações por meio do (21) 98333-6324.

Edital oferece apoio a cooperação Brasil-Chile em pesquisas sobre envelhecimento 
Está aberta até o dia 26 de setembro a chamada pública lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Comissão Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica do Chile (Conicyt) para selecionar projetos conjuntos na área de envelhecimento populacional. O edital visa estimular estudos na área que contribuam para a formulação de políticas públicas. São disponibilizados ao todo US$ 300 mil. O apoio é destinado exclusivamente a projetos binacionais de pesquisa científica, tecnológica e de inovação e busca dar mobilidade aos pesquisadores envolvidos, além de promover a formação de recursos humanos. Mais informações em www.cnpq.br.

Unigranrio e UniRio realizam seminário sobre corpo, memória e metamorfoses
O II Seminário Internacional: corpo, memória e metamorfoses ocorrerá nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro nas universidades do Grande Rio (Unigranrio) e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). O seminário, que no dia 27, o evento será realizado no Campus da Unigranrio e nos demais, será realizado na UniRio, contará com professores de universidades nacionais e internacionais, como a Universidade de Nova York (NYU), dos estados Unidos) e a Universidade de Zurique (UZH), da Suíça. À ocasião, haverá mesas-redondas para debater temas como: A casa e o corpo nos diários de Carolina Maria de Jesus; Dois exílios: diário e correspondência na guerra; Escritura e arte plástica: do neoconcretismo a Tropicália; entre outros temas. Para obter mais informações e a programação do evento, acesse: https://www.facebook.com/events/308345602865108

VideoSaúde disponibiliza série sobre determinação social no YouTube
A nova série da VideoSaúde Distribuidora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), produzida em parceria com a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS), é formada pelos filmes Esporotricose, Saúde em trânsito e Herança social, que trazem para discussão a determinação social da saúde. A partir de agora, os três estão disponíveis na íntegra no YouTube, além de poderem ser adquiridos em DVD na Editora Fiocruz. Esporotricose, de Eduardo Thielen, relata a maior epidemia já registrada desta doença que vem acontecendo no Rio de Janeiro. Pesquisadores, profissionais e pacientes falam sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e epidemiologia da micose subcutânea mais comum no país e na América Latina. Saúde em trânsito, também de Eduardo Thielen, vem para discutir um assunto que não ganha muita atenção, porém, não deixa de ser a terceira maior causa de morte no mundo, perdendo apenas para doenças cardíacas e câncer. A violência no trânsito é um problema de saúde pública no Brasil e o documentário alerta e destaca a necessidade de se pensar em medidas preventivas integradas. Herança social, de Christian Jafas, traz imagens de ontem e hoje, revelando que quase nada mudou quanto às condições de vida dos moradores de lugares onde os direitos fundamentais do ser humano não chegam, o que só faz crescer os casos de tuberculose numa das principais capitais do país, o Rio de Janeiro. A produção reafirma que hereditária é a situação social e não a doença. Mais informações: www.youtube.com/videosaudefio

Oficina gratuita ensina sobre visão e a construir câmara escura
Imagine conseguir construir um modelo de câmara escura semelhante ao olho humano. É justamente o que será ensinado no próximo sábado, 27 de agosto, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Às 16h, terá lugar a oficina 'Faça Você Mesmo', quando os participantes aprenderão a construir um modelo de câmara escura análoga ao olho humano e os conceitos físicos relacionados à óptica e à visão. Tudo é feito utilizando apenas materiais presentes no cotidiano. “Assim, mostramos como a ciência atua no nosso dia a dia”, explica Igor Rodrigues, um dos mediadores. No final, cada um pode levar o objeto que construiu para casa.  Não será a única atividade programada. Também serão realizadas visitas guiadas pelo campus, às 15h e 17h. Além de contar a história dos grandes instrumentos instalados no museu, um mediador também falará sobre o desenvolvimento da astronomia no Brasil. A partir das 15h, haverá a Observação do Sol, quando, por meio de filtros, projetores e telescópios especiais, que permitem a visualização de manchas solares, protuberâncias e filamentos, se poderá olhar o astro de forma segura. Para encerrar, está programado ainda o Programa de Observação do Céu, das 17h30 às 20h. Por uma luneta centenária e telescópios modernos, é possível observar aglomerados estelares, planetas e muito mais. O Mast fica na Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão.  A entrada é gratuita. Mais informações: Tel.: 3514-5200 e www.mast.br    

Inscrições abertas para a 2ª edição da Semana Integrada de Engenharia PUC-Rio
Palestras, workshops, mesas redondas, minicursos e visitas técnicas. A programação da 2ª edição da Semana Integrada de Engenharia (SIEng) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que acontece de 29 de agosto a 02 de setembro no campus da Gávea, é bastante diversificada e, este ano, está repleta de novidades para alunos de qualquer faculdade que desejem se aprofundar mais na área de Engenharia. Organizada por alunos e por professores do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), a SIEng PUC-Rio já tem confirmados em sua agenda renomados engenheiros atuantes no mercado, além de grandes empresas como Google, Halliburton e Merck. Ao todo, das 71 atividades da programação, 54 são gratuitas, incluindo todas as palestras e mesas redondas. Entre os minicursos e workshops, dos 41 oferecidos, 24 são de graça. A palestra de abertura será realizada pelo ex-aluno da PUC-Rio, o engenheiro de computação Eduardo Cardoso, representante da Google, que contará sua trajetória de estudante até se tornar funcionário de uma das maiores empresas do mundo. As cerca de 30 palestras e mesas redondas da SIEng/PUC-Rio abordarão diversos temas, desde a construção da linha 4 do Metrô-Rio, com a presença do presidente da Concessionária Rio Barra S.A., passando pelo setor de geração de energia elétrica com a empresa Wärtsilä, produção de minério no mundo, com a presença da Vale. As inscrições já estão abertas no site http://www.sieng.ctc.puc-rio.br. A SIEng oferece nove workshops, sendo cinco pagos, e 32 minicursos, 12 pagos, com taxas de inscrição que variam de R$ 20,00 (vinte reais) a R$ 40,00 (quarenta reais). Mais informações: http://www.sieng.ctc.puc-rio.br/doc/programacao_2016.pdf?1470678032

Coppe sedia 1º Fórum China América Latina de Inovação e Tecnologia
Pesquisadores, secretários de governo e dirigentes de universidades e institutos de pesquisas do Brasil, China, Colômbia, Chile, Cuba e Peru estarão reunidos na Coppe – o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) –, nas próximas segunda e terça-feiras, dias 29 e 30 de agosto, para participar do 1º Fórum China América Latina de Inovação e Tecnologia. Promovido pelo Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, o evento tem como objetivo discutir experiências, desafios e possíveis melhorias nos mecanismos voltados para a transferência de tecnologia da universidade para o setor industrial. Aberto ao público, o Fórum será realizado no auditório da Coppe, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, na Avenida Horácio Macedo, 2030, Cidade Universitária. A abertura, às 8h30, contará com a presença do reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, do diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, do diretor de Relações Institucionais da Coppe, professor Luiz Pinguelli Rosa, além do professor He Jiankun, da Universidade de Tsinghua, e do doutor Mo Hongjun, conselheiro para Assuntos Científicos e Tecnológicos da Embaixada da China no Brasil. Fundado em 2009, o Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia é resultado da cooperação tecnológica e acadêmica firmada, entre a Coppe, maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. O Centro visa promover a cooperação acadêmica, científica e tecnológica entre os dois países nas áreas de mudança climática, energia, tecnologia e inovação. Mais informações: http://www.coppe.ufrj.br/pt-br/planeta-coppe-noticias/noticias/coppe-sedia-forum-china-latina-america-de-inovacao-e-tecnologia

Energia elétrica será tema de debate na Casa da Ciência
A “Mostra VerCiência – Física pra quê?” vem apresentando, na Casa da Ciência, sessões em formato de talk show, com vídeos temáticos e debates com especialistas. Na próxima quinta-feira, dia 1º de setembro, às 19h, a sua terceira sessão vai apresentar o tema "Energia elétrica: isto é da sua conta", que discute os impactos do consumo de energia elétrica e a entrada em cena, no futuro, de fontes renováveis, a exemplo da solar, eólica e das ondas. O convidado para o debate será o engenheiro eletrônico Edson Watanabe, professor titular e diretor da Coppe – o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mediação ficará por conta de José Renato Monteiro, curador nacional da Mostra. As senhas, gratuitas, serão distribuídas no local, 30 minutos antes do início da sessão. A Casa da Ciência fica na Av. Lauro Müller, 3, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Mais informações: http://www.casadaciencia.ufrj.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes