O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação divulga resultado do programa Pós-Doutorado Nota 10
Publicado em: 17/08/2016 | Atualizado em: 24/08/2017
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação divulga resultado do programa Pós-Doutorado Nota 10

A Fundação divulgou nesta quarta-feira, 17 de agosto, a listagem dos 108 contemplados do edital Pós-Doutorado Nota 10, que está beneficiando dez instituições fluminenses. Entre elas, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aprovou 52 propostas, enquanto a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Fiocruz tiveram 16, 10 e 9 projetos aprovados, respectivamente. A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) também tiveram projetos aprovados.

O objetivo deste edital foi incentivar os programas de pós-graduação stricto sensu sediados no estado do Rio de Janeiro, de conceitos 4, 5, 6 ou 7 pela Capes, mediante a concessão de bolsas especiais a recém-doutores com destacado desempenho acadêmico, avaliados por meio de publicações – pelo menos duas publicações com qualis em que o candidato a bolsa é o primeiro autor do trabalho –, prêmios obtidos, tempo médio de titulação e conceito do programa de pós-graduação de origem. Além disso, o programa fomenta atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas que visem à absorção temporária de jovens doutores, com comprovada experiência em P,D&I, para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas diferentes áreas do conhecimento; ao reforço à pós-graduação e aos grupos de pesquisa sediados no estado do Rio de Janeiro; e à renovação de quadros funcionais nas instituições de pesquisa fluminenses, vinculadas ou não a empresas públicas ou privadas, para ensino, orientação e pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu.

“As experiências bem-sucedidas com o programa Bolsa Nota 10, que concede bolsas diferenciadas aos melhores alunos de programas de pós-graduação de conceitos 5, 6 e 7, mestrado e doutorado, foram as principais inspirações para a FAPERJ criar o Pós-Doutorado Nota 10 (PDR Nota 10)”, declarou Jerson Lima, diretor científico da FAPERJ. De acordo com o diretor, o PDR Nota 10 é um programa que visa ampliar os esforços para a fixação de jovens e promissores pesquisadores em estruturas de excelência das ICTs do estado do Rio de Janeiro, bem como atrair jovens pesquisadores de fora do estado e do país. Como nas modalidades do programa Bolsa Nota 10, o PDR 10 procura selecionar os pós-doutores de melhor desempenho e maior destaque acadêmico. É, portanto, um edital bastante competitivo, em que o peso maior da avaliação recai sobre o candidato à bolsa, seu histórico de pesquisa e a estrutura que irá recebê-lo.

Até o final do prazo de inscrição foram recebidos pelo sistema Sis-FAPERJ 167 projetos, coordenados por pesquisadores de 10 instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro. A demanda, por grande área de conhecimento apresentou a seguinte característica: em ciências biológicas foram recebidos 66 projetos; ciências exatas e da terra, 32 projetos; engenharias, 20; ciências da saúde, 14; ciências agrárias, 14; ciências humanas 11; e letras, linguística e artes, 9 projetos.

Com vigência de doze meses, as bolsas poderão ter até duas renovações por igual período e contarão com prazo máximo de até trinta e seis meses para sua execução. A vigência das bolsas está prevista para ter início em setembro. Os candidatos dos projetos aprovados deverão aguardar comunicação da Fundação, por correio eletrônico, para retirarem seus termos de outorga na FAPERJ.

Confira a íntegra da listagem dos contemplados no edital Pós-Doutorado Nota 10

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes