O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Livro
Publicado em: 16/07/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Livro

LIVRO
As figueiras no Brasil

 

Figueiras no BrasilQuem estuda ou apenas curte figueiras, árvores tão presentes na paisagem brasileira, ganha um bom presente com o lançamento de Figueiras no Brasil, inventário minucioso sobre a presença de 50 espécies de Ficus em solo brasileiro. O volume foi publicado com o apoio da FAPERJ.

 

No livro de Jorge Pedro Pereira Carauta e Benjamin Ernani Diaz, dois dos maiores especialistas no assunto, o leitor encontra descrição pormenorizada de 25 espécies nativas e de 25 exóticas, oriundas da América do Norte, Oceania, África e Ásia. Estima-se em mais de mil o número total de espécies existentes.

 

“No passado, os livros de botânica não usavam fotos. Já nosso livro as usa de forma extensa, um exemplo de como se pode descrever uma planta com o auxílio de imagens em cores”, explica Ernani Diaz. Cada uma das 50 espécies do gênero Ficus mereceu seis fotos no trabalho.

 

No Rio, as figueiras podem ser vistas em locais como o Campo de Santana, um dos pontos de maior concentração de Ficus na cidade. Nas praias de Botafogo e do Flamengo, existem aléias de Ficus microcarpa entremeadas de Ficus ben-jamina – ambas espécies exóticas. No Leblon, há muitos exemplares de Ficus religiosa – também exótica. Um dos principais responsáveis pela disseminação do uso de plantas nativas em paisagismo no país foi Roberto Burle Marx.

 

“No Brasil existem 80 espécies nativas e cerca de 40 exóticas. Meu sonho é repetir a dose com mais 50 delas num novo livro”, entusiasma-se Ernani Diaz. Quem sabe, no próximo volume, o pesquisador nos brinde com as agradáveis e harmoniosas formas de espécies amazônicas, que não entraram no primeiro tra-balho porque o acesso à região ainda é bastante difícil.

 

 


A história das figueiras ou gameleiras
Artigo de Adriana Brügger Alves, Jorge Pedro Pereira Carauta e Angelo da Cunha Pinto publicado no site da Sociedade Brasileira de Química

 

[Voltar ao índice]

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes