O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Faperj leva Programa Jovens Talentos ao fórum das FAPs
Publicado em: 21/02/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Faperj leva Programa Jovens Talentos ao fórum das FAPs

O diretor-presidente da FAPERJ, Epitácio Brunet, apresentará a experiência do Programa Jovens Talentos, durante a Reunião do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de C&T e do Fórum das FAPs, na próxima terça-feira, 25 de fevereiro, em Recife. Fomentado pela FAPERJ, o Jovens Talentos está servindo de base para o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) lançar a Bolsa de Iniciação Científica Júnior, anunciada  recentemente pelo ministro Roberto Amaral.

 

O Jovens Talentos tem como parceiros-gestores a Fundação Centro de Ciências e Ensino Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). Destinado à iniciação científica de alunos do segundo ano do ensino médio e técnico da rede de ensino público estadual, na faixa etária de 15 a 18 anos, o programa já atendeu a cerca de mil estudantes de 150 escolas, desde 1999, ano em que foi lançado.

 

Ao participar do programa, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar o dia-a-dia de trabalho de cientistas das mais diferentes áreas do conhecimento, em várias instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro. O aluno desenvolve um projeto de pesquisa, que tem o acompanhamento de seu pesquisador-orientador, um mestre ou doutor.  “Dessa maneira, o programa constitui-se em um espaço para a descoberta de novas vocações, servindo de porta de entrada do mundo da ciência para jovens talentos”, destaca o diretor-presidente da FAPERJ, Epitácio Brunet. Cerca de 450 pesquisadores já fizeram parte do projeto.

 

Atualmente, a FAPERJ concede em torno de 300 bolsas, sendo 200 para o estágio inicial do programa, com duração de seis meses; e outras 100, referentes ao estágio avançado, cuja duração é de um ano. O valor da bolsa de pré-iniciação científica é de R$ 80 mensais. A maioria dos participantes vem da região metropolitana do Rio de Janeiro (59%), outros 26% vêm da capital do estado e os 15% restantes, do interior. Já há planos para atender a estudantes da Ilha Grande, Resende e Nova Friburgo.

 

Entre os parceiros científicos – instituições participantes – do programa estão: a Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Instituto Nacional do Câncer (INCa); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Universidade Santa Úrsula (USU); Universidade Católica de Petrópolis (UCP); Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), da Marinha; Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).  

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes