O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação divulga resultado dos editais CNE e JCNE
Publicado em: 20/08/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação divulga resultado dos editais CNE e JCNE

A FAPERJ anuncia nesta quinta-feira, 20 de agosto, as listas de projetos contemplados na edição 2015 de dois de seus editais mais importantes: Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) e Cientista do Nosso Estado (CNE). Também chamados de bolsas de bancada para projetos (BBP), os dois programas, que foram lançados em 1º de abril, tanto financiarão pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, no caso do CNE, quanto projetos coordenados por pesquisadores em uma fase intermediária de carreira acadêmica (com até dez anos de doutoramento), no caso do JCNE. Juntos, os dois editais chegam a um total de pouco mais de R$ 21 milhões em investimentos na C&T fluminense, a serem pagos durante os próximos três anos. Serão 153 bolsas para o programa CNE e 142 bolsas para o JCNE.

Os editais determinavam que os proponentes comprovassem vínculo empregatício com centros de pesquisa, universidades ou instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado, projetos meritórios, produção científica qualificada e histórico de formação de recursos humanos. Os contemplados em ambos os programas deverão ainda comprovar necessariamente um mínimo de três atividades científicas ou tecnológicas, sejam palestra, curso, exposição etc., a ser realizadas em escolas públicas (dos níveis fundamental ou médio) fluminenses, durante a vigência da bolsa.

“Os programas CNE e JCNE são os mais cobiçados pela comunidade cientifica do Rio de Janeiro, sendo, por isso mesmo, os mais competitivos. Alguns até o consideram como um prêmio devido ao grau de excelência acadêmica dos proponentes. A flexibilização orçamentária, a perenidade do financiamento e o apoio aos mais jovens são os fatores mais relevantes para o sucesso desses programas. A obrigatoriedade dos contemplados executarem atividades científicas ou tecnológicas em escolas públicas destaca ainda mais esses programas no cenário da C,T&I”, disse Vítor Ferreira, assessor da Diretoria Científica da FAPERJ.

As 153 bolsas aprovadas no programa CNE foram distribuídas entre pesquisadores de 23 instituições de ensino e pesquisa estaduais. As seis instituições que encabeçam a lista, com o maior número de pesquisadores contemplados, são: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (75); Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj (21); Universidade Federal Fluminense – UFF (12); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (12); Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (12); Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – Uenf (4), dentre outras.

No programa Jovem Cientista do Nosso Estado, as bolsas foram distribuídas para 33 instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. O maior número de bolsas foi atribuído à UFRJ (40), seguido de Uerj (31); UFF (20); Fiocruz (08); UFRRJ (4) e UniRio (4).

Confira a listagem completa dos contemplados no edital Cientista do Nosso Estado (CNE)

Confira a listagem completa dos contemplados no edital Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes