O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > FAPERJ comemora 20 anos
Publicado em: 27/08/2002 | Atualizado em: 01/04/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ comemora 20 anos

FAPERJ comemora 20 anos

O Rio tem uma vocação extraordinária para ciência e tecnologia. Temos institutos e centros de pesquisa de destaque nacional e internacional. Alguns grupos que têm liderança mundial em suas áreas, estão trabalhando no Rio. O que estava faltando era um apoio como esse que a FAPERJ vem realizando.

Jacob Palis Júnior
Diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA

A pesquisa, sobretudo a pesquisa que não procura o lucro econômico imediato, mas sim a ampliação do conhecimento para o bem de todos, não se consegue desenvolver sem generosas subvenções. Num país como o nosso, onde faltam incentivos para o mecenato científico, a atuação dos órgãos públicos é insubstituível. A FAPERJ conheceu etapas muito diferentes, e chegou a entrar num longo processo de decadência que quase parecia irreversível. Afortunadamente, encontra-se agora num período de crescimento, que colocou um horizonte de esperança no panorama da Ciência e Tecnologia do nosso Estado. As verbas fluem e crescem num ritmo regular e a administração, que se conserva enxuta, ganhou em celeridade e eficiência. Como não poderia deixar de ser, a atual FAPERJ não se limita a acolher a demanda espontânea ("de balcão"), mas constitui-se num motor impulsor de novos empreendimentos e pesquisas. Creio que podemos dizer que a nossa FAP está caminhando no rumo certo e que os frutos demonstrarão o acerto das escolhas da atual administração.

Pe. Jesús Hortal, S.J.
Reitor da PUC-Rio

A FAPERJ tem sido uma parceira fundamental para as instituições de ciência e tecnologia do Rio de Janeiro e para a Fiocruz, em particular. Com ajuda e incentivos da FAPERJ temos possibilitado o auxílio necessário a vários dos nossos laboratórios e a seus pesquisadores, temos garantido a participação dos nossos profissionais em congressos e outros eventos científicos, no Brasil e no exterior. Além disso, o apoio da Fundação tem sido decisivo no estabelecimento de convênios que possibilitam a oferta de bolsas para pesquisadores e técnicos. No caso da Fiocruz, especificamente, trabalhamos em conjunto com a FAPERJ em três programas de bolsas: mestrado e doutorado para o desenvolvimento de linhas de pesquisa, apoio a técnicos e tecnologistas; e ainda o chamado Balcão FAPERJ, um financiamento obtido em relação direta do pesquisador. Não há dúvida que o fortalecimento de uma instituição tão relevante como a FAPERJ deve merecer todo o apoio e atenção das instituições científicas do Rio de Janeiro, bem como do empresariado e do governo do Estado, pelos importantes aportes que pode oferecer ao desenvolvimento científico e tecnológico da região.

Eloi de Souza Garcia
Presidente da Fiocruz

A FAPERJ tem se consolidado como um órgão fundamental de fomento à pesquisa e à Ciência no estado do Rio de Janeiro. A parceria entre esta instituição e a UERJ, principalmente nos últimos anos, vem colaborando com o fortalecimento de nossas vocações na área da pesquisa. Seja com a concessão de bolsas de iniciação científica, ou com o apoio a eventos e projetos de pesquisa, a FAPERJ tem deixado sua marca na história de nossa Universidade.

A preocupação deste órgão com uma política de investimento em pesquisa e ciência em todo o Estado do Rio é visível através de iniciativas como, por exemplo, o Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-graduação de Entidades Estaduais. Alegramo-nos em celebrar os 50 anos da UERJ juntamente com os 20 anos dessa instituição estratégica para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro.

Nilcéa Freire
Reitora da UERJ

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes