O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Editorial
Publicado em: 27/08/2002 | Atualizado em: 01/04/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Editorial

Editorial

A FAPERJ completa  20 anos de existência em um ano especial para a Ciência, a Cultura e a Educação brasileiras. Neste ano, também comemoramos, entre outros acontecimentos, os centenários da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, do nascimento do educador Anísio Teixeira e do sociólogo Gilberto Freire, os 80 anos da UFRJ e os 50 da UERJ. Esses notáveis pesquisadores e as instituições são exemplos de dedicação e trabalho para a construção de um Brasil melhor. Um compromisso também compartilhado por nossa Fundação. 

Até assumir o perfil atual, de órgão estratégico para o fomento à pesquisa e à ciência no Estado do Rio de Janeiro, a FAPERJ passou por fases distintas em seus 20 anos de atividades. Criada em 26 de junho de 1980, a FAPERJ nasceu da fusão entre a Fundação Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio de Janeiro (FIDERJ) e a Fundação Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Educação e Cultura (CDRH). Naquele momento, as atribuições de nossa Fundação eram bem distintas da atuação que temos hoje e que começou a ser desenhada em 1987, com a aprovação da lei, que definiu suas características atuais. A promulgação da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, em 1989, deu novo estímulo à FAPERJ, ao determinar que  a Fundação deveria receber o repasse de 2% da receita tributária do Estado, a partir de 1991.

A posse do governador Anthony Garotinho, em janeiro de 1999, foi outro momento de especial importância nesses 20 anos e representou um revigoramento da FAPERJ. Com a chegada do atual governo foi implementada uma nova política de apoio à ciência e tecnologia no Estado e, dentro dela, teve início a revitalização de nossa Fundação. Por meio de um significativo aumento de recursos e da implementação de novos programas, a FAPERJ ganhou vida nova, o que lhe permitiu resgatar seu verdadeiro papel de órgão de fomento e a credibilidade junto à comunidade científica fluminense.

Em março passado, por decreto do Excelentíssismo Senhor Governador do Estado Anthony Garotinho, a FAPERJ passou a denominar-se Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, em homenagem a este notável cientista e intelectual brilhante, que muito contribuiu para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia brasileiras. Ao completar 20 anos, a FAPERJ renova seu compromisso de trabalhar pela Ciência e pela melhoria da qualidade de vida de nossa sociedade.

Antonio Celso Alves Pereira
Diretor-Superintendente da FAPERJ

Luis Fernandes
Diretor Científico da FAPERJ

Maria Carolina Pinto Ribeiro
Diretora Administrativa

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes