O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Editorial
Publicado em: 27/08/2002 | Atualizado em: 01/04/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Editorial

Editorial

Manter viva a memória de uma nação é um dos desafios a serem vencidos por sociedades como a brasileira, que, sem desprezar a importância do passado, necessita canalizar cada vez mais esforços e recursos para manter-se na corrida pelo desenvolvimento científico e tecnológico. Contudo, é preciso ressaltar que a preservação da identidade cultural de um povo é o primeiro passo da caminhada rumo ao desenvolvimento pleno. Dentro desse espírito, a FAPERJ teve a honra de apoiar a realização da mostra internacional Arquivos da Relação - Autoritarismo, Repressão e Memória, uma História Contemporânea, que levou ao Museu da República renomados conferencistas e cidadãos interessados em refletir sobre um período marcante da história nacional deste século.

A mostra, que retratou a atividade política e sua repressão entre 1945 e 1964, foi promovida em parceria com o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Instituição merecidamente presenteada pelo Governo do Estado com a cessão do antigo prédio da Rua da Relação, onde por anos funcionou a sede do Departamento de Ordem Política e Social. O prédio do extinto DOPS, de triste memória e muito significado para aqueles que  lutaram pela democracia e pelos direitos humanos em nosso país, será a nova casa do acervo do Arquivo Público do nosso Estado.

Outro motivo de satisfação foi a notícia da recuperação da economia fluminense, cuja taxa de crescimento no primeiro semestre deste ano foi superior à média nacional. A informação, que fez parte da primeira edição do Indicador de Conjuntura Econômica do Rio de Janeiro, foi apresentada à sociedade no final de agosto. Com o seu lançamento, o Rio passou a ser o primeiro Estado a contar com um indicador próprio para avaliar o nível de atividade econômica. O Indicador de Conjuntura Econômica e sua versão em nível nacional são os primeiros produtos criados pelo Laboratório de Acompanhamento da Economia do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O Laboratório é um dos núcleos de pesquisa apoiados pelo Instituto Virtual de Economia e Logística da FAPERJ.

O advento do indicador atesta o acerto de uma estratégia implantada no primeiro ano do Governo Anthony Garotinho, com a criação dos Institutos Virtuais, estruturas ágeis de estímulo a pesquisas, que visam orientar o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro. Agora, dirigentes das áreas pública e privada, e executivos dos diversos setores da economia poderão contar com um instrumento seguro, que irá assessorá-los nos momentos de tomada de decisões.

Antonio Celso Alves Pereira
Diretor-Superintendente da FAPERJ

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes