O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Editorial
Publicado em: 26/08/2002 | Atualizado em: 29/03/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Editorial

Editorial


O que esperar do novo século? Nos primeiros dias de 1901, quem poderia imaginar o maravilhoso progresso que a Ciência iria experimentar, em todos os seus campos, durante o século XX? Desde o vôo pioneiro do 14 Bis, em 1906, às mais recentes descobertas de pesquisas sobre a origem da vida. Como prever, naquela época, a chegada do homem à lua, a descoberta da cura de doenças, que ainda nem eram conhecidas, e as fantásticas aplicações da informática e das telecomunicações?

Do ponto de vista científico e tecnológico, os últimos cem anos foram extremamente ricos para a humanidade. O século que se inicia, certamente, também o será. Quantas descobertas o homem irá fazer? A natureza e a vida moderna farão ele enfrentar quantos desafios? A que avanços ele conseguirá chegar nos próximos anos para melhorar sua qualidade de vida, ou mudar sua forma de viver por completo? Que surpresas nos reservam áreas como a genômica, a engenharia de alimentos, a informática, a aeronáutica e a biotecnologia, apenas para citar algumas delas?

Temos certeza que o novo século nos trará um sem número de descobertas e avanços em todos os campos da atividade humana. Que dificuldades o homem enfrentará? Que soluções ele vai buscar para contorná-las? Como será o homem do século XXI?

A chegada do novo milênio nos leva a indagações que só o tempo nos auxiliará a responder. De concreto, devemos ter a consciência do papel que cabe a cada um de nós nesta nova sociedade. Cada um, a seu modo, estará dando sua contribuição para que o século XXI seja diferente do anterior. Igualmente, o setor de Ciência e Tecnologia terá seus desafios. Nós, da FAPERJ, renovamos nosso compromisso, como órgão de fomento à pesquisa, de trabalhar para o desenvolvimento do Rio de Janeiro.

Antonio Celso Alves Pereira
Diretor-Superintendente da FAPERJ

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes