O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Editorial
Publicado em: 26/08/2002 | Atualizado em: 29/03/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Editorial

Editorial

A importância da pesquisa genômica

A conclusão do seqüenciamento do genoma de bactérias como a Xylella fastidiosa, responsável pela praga do amarelinho, e a Xanthomonas citri, causadora do cancro cítrico, colocaram o Brasil em destaque entre os países que vêm desenvolvendo pesquisas na área da Genômica. No Rio de Janeiro, um grupo de laboratórios ligados a universidades e instituições de pesquisa vem empenhando-se para revelar o genoma da bacteria Gluconacetobacter diazotrophicus, responsável pela fixação do nitrogênio. Eles integram o Programa Genoma do Estado do Rio de Janeiro (RioGene), apoiado pelo Governo do Estado, através da FAPERJ.

Assim como as pesquisas congêneres, o seqüenciamento da Gluconacetobacter diazotrophicus terá um imenso reflexo no setor de Ciência e Tecnologia. O trabalho irá estabelecer uma rede de laboratórios com competência nas áreas de Genômica, de Biologia Estrutural e de Bioinformática, além de propiciar a capacitação de recursos humanos de alta qualificação nessas áreas.

Um dos maiores reflexos do Programa RioGene, entretanto, será na área econômica. O seqüenciamento do genoma da Gluconacetobacter diazotrophicus resultará em grande economia anual no consumo de fertilizantes, devido ao alto potencial biofertilizante desse tipo de bactéria. Estima-se que a economia a ser alcançada pode chegar a R$ 600 milhões anuais, em todo o país.

Nos próximos meses, certamente, estaremos acompanhando os progressos desse trabalho apoiado pela FAPERJ e que vem sendo desenvolvido pelos centros de pesquisa fluminenses, que incluem grupos do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).


Antonio Celso Alves Pereira
Diretor-Superintendente da FAPERJ

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes