O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação divulga resultado do edital de cooperação com o INRIA
Publicado em: 19/03/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação divulga resultado do edital de cooperação com o INRIA

A FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, 19 de março, o resultado da terceira edição do edital Cooperação Internacional FAPERJ/INRIA 2014, lançado em outubro do ano passado. O programa tem por objetivo incentivar projetos conjuntos entre pesquisadores de instituições fluminenses e francesas do Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA), estimulando, no âmbito dos acordos bilaterais de cooperação científica e tecnológica internacional firmados entre o INRIA e as Fundações de Apoio à Pesquisa (FAPs) copartícipes, a mobilidade de cientistas com atuação nas áreas das ciências e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

O projeto selecionado foi o do proponente Frederic Gerard Christian Valentin, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), com o título Algoritmos Multiescalas de Alto Desempenho para Problemas de Propagação de Ondas (HOMAR). “O projeto apoiado vai unir a experiência do LNCC na área de computação científica com a do INRIA, promovendo uma sinergia entre as duas instituições. Vale lembrar que a área de tecnologia da informação e comunicação é estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio de Janeiro”, disse o diretor Científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva.

Foram analisadas propostas conjuntas de atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, a serem executadas por uma equipe de pesquisadores brasileiros (equipe principal), com colaboração eventual de outras equipes brasileiras (equipes orbitais) e uma equipe de pesquisadores franceses do INRIA. As áreas de pesquisa em TIC de interesse deste edital incluíram, em particular: o tratamento da informação; a comunicação e o armazenamento da informação; o tratamento de sinal, dos dados e dos conhecimentos; a modelagem e a simulação; as tecnologias de hardware e software; a concepção, a verificação e a otimização de componentes; a concepção, o comando e o controle dos sistemas complexos; e as interfaces humanas.

O esforço de internacionalização das atividades da FAPERJ se iniciou em 2010, com o lançamento do programa doutorado-sanduíche, que, desde então, vem permitindo a inserção de doutorandos em conceituadas instituições, de diversas partes do mundo. A ele se seguiu o programa doutorado-sanduíche reverso, em que doutorandos de programas de pós-graduação de instituições estrangeiras passaram a ter a possibilidade de desenvolver parte de suas teses em colaboração com pesquisadores fluminenses de diversas instituições. Os programas contribuíram para abrir o caminho para o estabelecimento de parcerias de programas de pós-graduação fluminenses com prestigiadas instituições estrangeiras.

Veja o resultado do edital Cooperação Internacional FAPERJ/INRIA 2014: 

 Nome solicitante Instituição  Titulo projeto
Frederic Gerard Christian Valentin LNCC Algoritmos Multiescalas de Alto Desempenho para Problemas de Propagação de Ondas  (HOMAR)
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes