O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Uma rede social on-line para facilitar a relação entre médicos e pacientes
Publicado em: 05/03/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Uma rede social on-line para facilitar a relação entre médicos e pacientes

Vinicius Zepeda

 Algumas das telas do aplicativo, espécie de rede social na área de saúde
e que pode ser acessado por
smartphones tablets (Foto: Reprodução) 

Uma rede social on-line na área de saúde para facilitar a vida de pacientes e médicos. É o que promete o DocPad, aplicativo disponível para smartphones e tablets compatíveis com os sistemas operacionais Android e iOS, e que pode ser baixado gratuitamente. “O software permite que o usuário crie um perfil onde pode anexar os resultados de seus exames, marcar consultas, buscar por médicos recomendados por amigos e, ainda, hospedar tudo isso na Internet, na chamada 'nuvem', além de disponibilizar para familiares, quando for de seu interesse”, explica o engenheiro Miguel Angelo Gaspar Pinto, sócio da empresa ThinkTank – responsável pela criação do produto – junto com o designer Frederico Tannenbaum. O software foi desenvolvido com apoio da FAPERJ, por meio do programa Start-up Rio, que selecionou e vem apoiando 50 propostas de jovens empreendedores em empresas nascentes com base na inovação tecnológica.

Ex-alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Miguel Angelo e Frederico Tannenbaum desenvolveram o aplicativo com apoio da equipe do Laboratório de Engenharia de Software (LES) da univesidade. “No laboratório existe uma equipe de pesquisa formada por doutores de diferentes áreas do conhecimento, como Informática, Medicina e Design, que nos ajudam com consultoria em projetos na área de saúde”, diz Miguel.

Entre os dias 2 e 5 de março, a ThinkTank apresentou o aplicativo na maior exposição do mundo para tecnologia móvel, fabricantes de dispositivos, provedores de tecnologia, fornecedores e proprietários de conteúdo de todo o mundo: a Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha. O software ficou entre os finalistas do prêmio University Mobile Challenge, evento integrante do MWC, e Frederico Tannenbaum viajou à cidade espanhola com as despesas de estadia pagas pelo Applied Innovation Institute. Além do Brasil, também disputaram o prêmio empresas de África do Sul, Estados Unidos, Estônia, Indonésia, França e Cingapura.

Ao centro, Miguel Angelo orienta equipe da ThinkTank no  desenvolvimento de novos projetos (Foto: Divulgação)

Assim como muitos aplicativos, o acesso ao DocPad é feito por meio do perfil dos usuários do Facebook, o que possibilita enxergar, entre os amigos da rede social, quem utiliza o software. Mas o usuário só torna pública ou visível as informações que desejar. “Com o DocPad, nós listamos médicos baseados na sua localização, especialidade e plano de saúde. O link que dá acesso ao perfil dos médicos acaba servindo como um indicador de bons médicos entre os amigos no Facebook. Desta forma, o Docpad oferece uma recomendação social, em vez da busca em guias de planos de saúde, que disponibilizam médicos ordenados apenas por nome, endereço e telefone”, explica Miguel.

O software ainda promete agilizar consultas médicas e diminuir filas de espera em consultórios, já que os exames podem ser acessados pelos médicos antes mesmo da consulta, caso o paciente os disponibilize. O aplicativo possui ainda um perfil diferenciado para os médicos, que permite a eles controlar as suas agendas. Cada vez que os pacientes inserirem novas informações no seu perfil, eles serão notificados.

Para Miguel Angelo, independentemente do resultado da premiação em Barcelona, só a simples indicação é um sinal de que eles estão no caminho certo. “O prêmio não oferece dinheiro, mas vale destacar que a visibilidade que temos no MWC é enorme, pois ali há empresários e investidores do mundo todo dispostos a alavancar bons projetos. Chegar à final deste prêmio, voltado para empresas de base tecnológica nascidas em universidades como a nossa, é um reconhecimento da qualidade do nosso aplicativo”, conclui.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes