O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Drops
Publicado em: 14/08/2002
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Drops

Drops
Pesquisa avalia qualidade de vida em comunidade carente

A FAPERJ está investindo cerca de R$ 250 mil na terceira fase de pesquisa realizada pela equipe da professora norte-americana Jenice Perlman, sobre o nível da qualidade de vida nas comunidades da Catacumba (Zona Sul do Rio de Janeiro), Nova Brasília (Zona Norte) e de loteamentos de Duque de Caxias.
Essa é a segunda pesquisa orien-tada pela professora. Em 1969, ela esteve nas mesmas comunidades para realizar estudo que deu origem ao consagrado livro "O Mito da Marginalidade".
Segundo Perlman, dados preliminares da pesquisa apontam mudanças em vários aspectos na vida destas comunidades: hoje, os moradores têm medo de bala perdida e da guerra do tráfico, enquanto em 1969, o que mais temiam era a remoção.
O resultado dessa segunda pesquisa deverá servir de base para um novo livro, cujo título provisório é "Realidade da Marginalidade".

Guia facilita acesso às bibliotecas públicas

Acessar o acervo das bibliotecas públicas do Rio de Janeiro agora ficou bem mais fácil. Estudantes e pesquisadores em geral poderão fazer tais consultas utilizando o Guia das Bibliotecas Públicas do Estado do Rio de Janeiro, lançado no início de março, com o apoio da FAPERJ, que, pelo Programa de Editoração Científica, liberou recursos da ordem de R$ 47 mil para viabilizar o projeto.
O guia tem como principal objetivo fornecer uma fonte referencial de pesquisa de todas as bibliotecas públicas do Estado. Na prática, a publicação é um instrumento fundamental para que educadores, estudantes e os jovens em geral tenham mais facilidade no momento de consultar o acervo das 136 bibliotecas públicas instaladas em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. O acervo reúne, no total, 200 mil títulos.
O guia é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura e da Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro. A coordenação do projeto é da professora Lúcia Fidalgo.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes