O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Morre Herman Lent, o pesquisador-autor do Atlas da Doença de Chagas
Publicado em: 14/06/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Morre Herman Lent, o pesquisador-autor do Atlas da Doença de Chagas

A comunidade científica perdeu um de seus mais importantes expoentes com a morte de Herman Lent (1911-2004). O cientista faleceu aos 93 anos na segunda-feira, dia 7 de junho, no Rio de Janeiro. Lent estava internado no Hospital Cardio-Trauma de Ipanema, Zona Sul da cidade, e seu passamento foi atribuído pela equipe médica à múltipla falência de órgãos. Descendente de poloneses, o cientista foi um dos cassados pelo regime militar no episódio conhecido como Massacre de Manguinhos, em 1970, ocasião em que 10 dos principais pesquisadores da Fiocruz foram impedidos de continuar trabalhando.

Formado em Medicina pela Universidade do Brasil, iniciou sua brilhante carreira profissional no Laboratório de Helmintologia, no Instituto Oswaldo Cruz. Como pesquisador da instituição, chefiou as seções de Entomologia e Zoologia. Depois de quase meia década de serviços prestados ao instituto, teve seus direitos políticos cassados em abril de 1970.

A partir daí, o pesquisador dedicou-se à redação de biografias e verbetes. Durante esse período, trabalhou para a Delta Larousse na coleção de História Natural da editora. Impedido de trabalhar no país, lecionou em universidades sul-americanas e atuou como pesquisador no Museu de História Natural de Nova York.

Lent retornou do exílio em 1976 e, em 1985, já como decano do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Santa Úrsula, recusou o convite para reintegrar-se à Fiocruz. Autor de mais de 250 trabalhos científicos, como o Atlas da Doença de Chagas nas Américas, Lent era apontado como um dos maiores especialistas do mundo sobre o barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas.

O pesquisador era viúvo e deixa dois filhos, Suzana e o neurocientista Roberto, autor de Cem Bilhões de Neurônios e de O Neurônio Apaixonado, editado com apoio da FAPERJ para o público infantil. O corpo de Lent foi enterrado no Cemitério de São Francisco de Paula, no Catumbi.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes