O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ apoia 32 novos projetos em Química Verde
Publicado em: 18/06/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ apoia 32 novos projetos em Química Verde

Ao divulgar nesta quarta-feira, 18 de junho, o resultado do edital Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica em Química Verde – 2014, a Fundação anuncia seu apoio a 32 novos projetos. Foram nove instituições fluminenses beneficiadas, entre as quais a Universidade Federal do Rio de Janeiro foi a que teve o maior número de propostas contempladas, com 12, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com oito. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) aprovaram, cada, três projetos, enquanto a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) teve contempladas duas propostas. Também foram beneficiados o Instituto Militar de Engenharia (IME), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam). 

Lançado pela primeira vez em 2012, o programa apoia a busca de produtos e processos químicos inovadores e ecologicamente corretos, pela aquisição e manutenção de equipamentos, execução de pequenas obras de infraestrutura e despesas de custeio previstas nos projetos apresentados.

Com um total de R$ 1,5 milhão, definidos na programação orçamentária da FAPERJ, o programa poderá incluir, a critério da diretoria da Fundação, recursos adicionais, dependendo da disponibilidade decorrente de alteração na programação.

Puderam submeter projetos equipes de pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, produção científica ou tecnológica de qualidade na área objeto da pesquisa, especialmente nos últimos cinco anos, com vínculo empregatício/funcional em instituições científicas e tecnológicas fluminenses. Entre os integrantes de cada equipe foi designado um coordenador, a quem coube o encaminhamento do projeto, com anuência da direção de sua instituição de origem.

O programa financiará despesas de capital, como a aquisição de materiais permanentes e equipamentos; e despesas de custeio, como serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas) com caráter eventual para manutenção de equipamentos e material permanente e para a realização de reparos e adaptações de bens imóveis; diárias e passagens, (desde que compreendam despesas de trabalho de campo necessárias para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, não sendo permitidas diárias e passagens para participação em reuniões científicas); material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos; e despesas de importação.

Analisadas por um comitê especial de julgamento, designado pela diretoria da Fundação, cada proposta terá prazo máximo de até 24 meses, contados a partir da data da liberação dos recursos, para sua execução.

Os proponentes contemplados deverão aguardar comunicado da FAPERJ para retirada de seus termos de outorga.

 

Confira a listagem completa dos contemplados no edital Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica em Química Verde – 2014

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes