O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Tempo das Colônias
Publicado em: 26/04/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Tempo das Colônias

Expressões da Expansão do Mundo Luso-Atlântico no Acervo do Museu Histórico Nacional

Gerente do projeto: Carlos Kessel

Museu Histórico Nacional / Instituto Camões / MinC / IPHAN / FAPERJ

Ano de lançamento: 2003

 

O CD-ROM “Tempo das Colônias – Expressões do Mundo Luso-Atlântico no acervo do Museu Histórico Nacional” é um projeto desenvolvido pelo Centro de Referência Luso-Brasileira (CeRLuB) do Museu Histórico Nacional. O principal objetivo deste trabalho é que o internauta possa ter acesso a documentos sobre a formação, expansão e consolidação do mundo luso-atlântico encontrados no acervo do Museu. O Mundo Luso-Atlântico reúne todos os países que tem a língua portuguesa como oficial.

 

Com o uso de um computador e deste CD-ROM é possível, sem sair de casa, viajar pelo tempo das colônias portuguesas entre dois marcos temporais: 1415 e 1822. O período, marcado pela formação e expansão do mundo luso-atlântico, compreende desde a tomada de Ceuta pelos portugueses até a Independência do Brasil. Pesquisas sobre lendas como a “História da Santa do Pau Oco”, objetos da monarquia portuguesa, documentos do reinado e imagens de construções erguidas no período, são alguns exemplos que constam do material disponível no CD-ROM, além de vasta bibliografia de referência para o pesquisador interessado no assunto.

 

O projeto do CD-ROM, lançado em 2003, contou com o apoio da FAPERJ e do Instituto Camões, que colaboraram com a equipe do Centro de Referência Luso-Brasileira do Museu Histórico Nacional e com os funcionários do museu. O Centro, criado em 1998, no âmbito das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, disponibiliza uma série de CD-ROMs e ampla bibliografia referente às relações Brasil-Portugal, sobretudo no campo cultural.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes