O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Recife se prepara para sediar a 65ª Reunião Anual da SBPC
Publicado em: 18/07/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Recife se prepara para sediar a 65ª Reunião Anual da SBPC

                              Reprodução
      
    Cartaz da 65 Reunião Anual da
    SBPC: "Ciência para o novo Brasil"
 


Conhecida pela riqueza de sua cultura popular, com o frevo e o maracatu, a capital pernambucana também será o centro das atenções na ciência durante a próxima semana. De 21 a 26 de julho, o campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai receber a 65 Reunião Anual da SBPC. Ao todo, serão 266 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias. O tema central do evento será "Ciência para o novo Brasil".

Paralelamente, a reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) será realizada no Centro de Convenções da UFPE. A programação da 65 Reunião Anual da SBPC foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil. Entre os temas que serão debatidos nas conferências, mesas-redondas e simpósios estão, por exemplo: Educação, ciência e tecnologia - são pilares para a inovação; Agricultura Brasileira - 40 anos de contribuição da Embrapa; Impactos das células-tronco no tratamento da insuficiência renal aguda; Amazônia Azul - A governança necessária; Novas oportunidades para a inovação em fármacos; Sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação: trajetória recente e novos desafios; e Impacto e avaliação da pesquisa.

Entre os participantes da 65 Reunião Anual da SBPC estará também o pesquisador alemão Ulrich Glasmacher, da Universidade de Heidelberg, uma instituição pública que é uma das mais importantes universidades da Alemanha. Ele fará palestra, no dia 23 de julho, sobre o tema Climate change: geological and social properties. Assim como ocorre em todas as reuniões anuais da SBPC, a de Recife tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 65 Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Junto com a Reunião Anual da SBPC, serão realizadas também a SBPC Jovem, a SBPC Cultural, a ExpoT&C e a SBPC Mirim. A SBPC Jovem teve sua primeira edição em 1993, também em Recife, durante a 45 Reunião Anual. Desde então, acontece todos os anos. Trata-se de um evento com atividades que visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. A programação contará com oficinas, salas temáticas, apresentações culturais, além de uma feira (Feira SBPC Jovem), para a qual foram selecionados 50 trabalhos científicos, entre os enviados por estudantes e professores do ensino básico de todo o Brasil.

Na SBPC Cultural serão realizadas diversas atividades culturais com foco na tradição regional. A ExpoT&C, por sua vez, é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reunirá centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. O evento contará com pavilhões climatizados onde ficarão abrigados os estandes dos expositores.

A novidade da 65 Reunião Anual é a SBPC Mirim, um espaço para a realização de oficinas, contação de histórias e atividades de iniciação à pesquisa, só para crianças. A última reunião anual da SBPC ocorreu em 2012, em São Luís, no campus do Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


Fórum Nacional Confap Consecti

A capital pernambucana também será a sede, nos dias 22 e 23 de julho, do próximo Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) juntamente com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). Segundo o presidente do Confap, professor Sergio Gargioni, o Fórum Nacional, com sua periodicidade constante, já se transformou em um compromisso regular, que permite a continuidade e evolução dos debates envolvendo a ciência, tecnologia e inovação. "A tônica dos fóruns vem sendo a continuidade das discussões sobre assuntos prioritários para o desenvolvimento da CT&I e diálogo contínuo entre a parceria essencial de fundações de amparo à pesquisa e as agências nacionais", disse.

Acesse a programação completa do fórum.


 

Evento: 65 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Data: de 21 a 26 de julho de 2013

Horário: De 10h às 19h

Tema da reunião:
"Ciência para o novo Brasil"

Local: campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Programação da reunião:
http://www.sbpcnet.org.br/recife/atividades/

Outras informações: http://www.sbpcnet.org.br/  

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes