O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 21 a 27 de fevereiro de 2013
Publicado em: 21/02/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 21 a 27 de fevereiro de 2013

Divulgação/Finep 
    
 No evento, Gadelha fará
um balanço de sua gestão     
 
Em cerimônia na Fiocruz, Paulo Gadelha toma posse como presidente
Paulo Gadelha tomará posse para seu segundo mandato como presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no dia 1 de março, às 10h, no espaço do Castelo Mourisco. A solenidade, que deverá durar cerca de uma hora, será aberta pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em seguida, Gadelha fará um balanço de sua gestão e apresentará um plano de metas e contribuições da Fundação para os próximos quatro anos no âmbito da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS), da ciência, tecnologia e inovação. A solenidade contará com a presença dos vice-presidentes, diretores de unidades e pesquisadores da Fiocruz, reitores de universidades, autoridades nacionais, estaduais e municipais, além de dirigentes de órgãos públicos e de fomento à pesquisa. Mais informações:
www.fiocruz.br

Instituto Oswaldo Cruz perde pesquisador Alexandre Peixoto 

Divulgação/IOC/Fiocruz 

           
      Alexandre Peixoto teve várias 
    pesquisas apoiadas pela FAPERJ

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) perdeu um de seus jovens pesquisadores, com a morte prematura de Alexandre Afrânio Peixoto, no último dia 10 de fevereiro. Vítima de trágico acidente, Alexandre foi Cientista do Nosso Estado e ganhou vários editais da FAPERJ, como o Pensa Rio. Especialista em genética de insetos, ele era chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC, pesquisador Nível 1A e líder do grupo de pesquisa em Genética Molecular do Comportamento em Insetos junto ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), também teve reconhecimento internacional por meio das edições 2002 e 2007 do Programa Internacional de Pesquisa Acadêmica do Instituto Médico Howard Hughes. Sob sua liderança, o Laboratório de Biologia Molecular de Insetos do IOC atuava em pesquisas sobre vetores de doenças tropicais, com ênfase na genética molecular e evolutiva do comportamento de flebotomíneos (vetores das leishmanioses) e de mosquitos vetores da dengue, febre amarela, filariose e malária. A equipe investiga ainda complexos de espécies crípticas de insetos vetores e o possível papel de genes que controlam o comportamento no processo de especiação, focando nos mecanismos de isolamento reprodutivo. Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alexandre formou-se mestre em Ciências Biológicas, concluiu o doutorado em Genética na University of Leicester, no Reino Unido, e o pós-doutorado na Brandeis University, nos Estados Unidos. Revisor de mais de uma dezena de periódicos científicos, incluindo Plos One e Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, era membro do Conselho Editorial da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Autor de mais de 70 artigos científicos, formou 18 mestres e 14 doutores. Em 2011, assumiu o desafio de coordenar o tradicional Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC. O pesquisador deixa esposa e dois filhos. Mais informações: www.ioc.fiocruz.br

Inca abre inscrições para programa de formação de especialistas em câncer de tórax
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) está oferecendo duas vagas para formar jovens clínicos especializados em câncer de tórax em estudos e pesquisas translacionais. Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de março no programa Fellowship em Oncologia Torácica, do Inca. As inscrições permanecem abertas até 11 de março. Trata-se do primeiro programa multidisciplinar desenvolvido para promover o treinamento de jovens oncologistas clínicos nesta subespecialidade. Com a participação de oncologistas e cirurgiões especializados em oncologia torácica, pneumologistas, médicos nucleares, radioterapeutas, paliativistas, radiologistas, patologistas clínicos e biólogos, além de especialistas em biologia molecular, o programa, que acontecerá entre 2 de maio deste ano e 30 de abril de 2015, terá duração total de 2.880 horas, com atividades de segunda a sexta-feira, em regime de 40 horas semanais. Mais informações:
https://inscricaoonline.inca.gov.br/ie_eventos/eventos_hotsite.asp?id=557&ID_IDIOMA=1

Rio recebe a VII Conferência da Rede Global de Academias de Ciências (IAP)
O Rio sedia, de 24 a 26 de fevereiro, no Rio Othon Palace (Av. Atlântica, 3264), sob a responsabilidade da Academia Brasileira de Ciências (ABC), a VII Conferência da Rede Global de Academias de Ciências (IAP). A IAP é uma rede global que reúne 106 Academias de Ciências do mundo. Seu principal objetivo é mobilizar a comunidade científica internacional para contribuir com a formulação de políticas públicas, levando a visão da Ciência para debates sobre temas fundamentais para a sociedade e os governos. Com o tema “Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável”, o evento reunirá presidentes das Academias de Ciências de todos os continentes, bem como nomes de destaque no meio científico internacional. O discurso inaugural do evento será feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. Mais informações: http://www.interacademies.net/20024.aspx.

Uerj promove simpósio sobre implementação e perspectivas do MS-Imaging no Rio de Janeiro
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro está organizando o simpósio "Implementação e Perspectivas do MS-Imaging no Rio de Janeiro", que acontecerá nos dias 6 e 7 de junho em seu auditório. O evento tem o intuito de promover discussões científicas sobre os aspectos práticos da preparação de amostras e análise dos dados de imageamento por Espectrometria de Massas (MS-imaging) - que permitam o estabelecimento definitivo desta técnica no estado do Rio de Janeiro - onde diversos espectrômetros de massas capazes de fazer MS-imaging já estão instalados. MS-imaging tem aplicações nas mais diversas áreas das ciências biomédicas, seja pesquisa básica ou aplicada e mesmo diagnóstico clínico. Para reunir os diversos grupos do Rio de Janeiro interessados na técnica com grupos externos que já tenham ampla experiência para contribuir na formação de recursos humanos e pensamento crítico em MS-imaging, a FAPERJ e algumas empresas estão apoiando financeiramente este evento. O simpósio contará com quatro sessões: aplicações, perspectivas, preparo de amostras e análise de dados. Entre os palestrantes confirmados: Malin Andersson (Uppsala University), Carlos Bloch (Embrapa), Mario Palma (Unesp), Patricia Abdelnur (Embrapa) e Fábio Gomes (UFRJ). Ainda, serão realizadas visitas técnicas as instalações de laboratórios do RJ que estejam trabalhando com MS-imaging, permitindo uma discussão detalhada de aspectos práticos da técnica. Mais informações:
http://www.proteomics.uerj.br/msi2013rio

Concurso seleciona universitários para curso de verão em Israel
Um dos principais institutos multidisciplinares do mundo, o Instituto Weizman de Ciências, localizado em Rehovot, Israel, está selecionando cinco estudantes universitários brasileiros para participar de um curso de verão do Instituto. Podem se inscrever no processo seletivo estudantes de todo o Brasil que estejam cursando o primeiro ano de graduação em qualquer área relacionada à ciência e tecnologia e dominem o inglês. O curso ocorrerá de 1 a 31 de julho e reunirá cerca de 70 estudantes que concluíram recentemente o ensino médio, provenientes de diversas partes do mundo. Os estudantes selecionados terão a oportunidade de adquirir experiência direta em pesquisa de ponta, trabalhando em laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática e ciência da computação, ao lado de cientistas experientes. Mais informações:
www.amigosdoweizmann.org.br

Especialização em divulgação científica na Fiocruz: últimos dias para inscrição
Termina na próxima segunda-feira, 25 de fevereiro, o prazo para inscrições no curso de pós-graduação lato sensu em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde do Museu da Vida/Fiocruz. Voltado principalmente para museólogos, comunicadores, jornalistas, cientistas, educadores, sociólogos, cenógrafos, produtores culturais, professores de ciências licenciados (nível superior), o curso tem como objetivo formar especialistas em desenvolver estratégias e ferramentas na área da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, da comunicação pública da ciência e da popularização científica. A taxa de inscrição é de R$ 50, mas as aulas são gratuitas. Serão oferecidas 20 vagas e as disciplinas serão ministradas na Casa de Oswaldo Cruz (Campus Fiocruz – Manguinhos), de segunda a quinta-feira, das 9h às 13h. O aluno deve estar preparado também para participar de atividades fora da sede e do horário do curso em instituições parceiras como o Museu de Astronomia (Mast), a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e Casa da Ciência/UFRJ. As aulas têm início em 25 de março e vão até setembro de 2014. Mais informações:
www.coc.fiocruz.br

Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Até 13 de março estão abertas as inscrições para a 16a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A expectativa dos organizadores é que cerca de um milhão de estudantes dos ensinos fundamental e médio do país participe do evento este ano. As provas serão realizadas no dia 10 de maio, nas próprias escolas participantes. Dividida em quatro níveis (três para alunos do ensino fundamental e um para o ensino médio), cada prova terá dez perguntas: cinco de astronomia, três de astronáutica e duas de energia. Os estudantes mais bem classificados vão integrar as equipes que representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2014. A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). Além de Canalle, o grupo responsável é constituído pelos astrônomos Thaís Mothé-Diniz (UFRJ), Douglas Falcão (Mast/MCTI), Jaime Fernando Villas da Rocha (UniRio) e pelo engenheiro aeroespacial José Bezerra Pessoa Filho (IAE). Mais informações: www.oba.org.br

Gestão de tecnologia é tema de premiação internacional
A Portland International Conference on Management of Engineering and Technology (Picmet) está com prazo de inscrições aberto até dia 28 de fevereiro para o prêmio que selecionará os três melhores artigos inscritos para sua conferência internacional, que acontecerá entre 28 de julho e 1 de agosto em San Jose, na Califórnia. O objetivo é incentivar os jovens pesquisadores da área de Gestão da Tecnologia e a avaliação será feita com base em critérios que incluem contribuição para a gestão da tecnologia e para a engenharia; importância do tópico; clareza do artigo; precisão do método, achados, análises; e conclusões. Podem inscrever-se estudantes de cursos de pós ou que tenham concluído o mestrado ou o doutorado não antes de 31 de julho de 2011. Os trabalhos inscritos devem ter como base pesquisa de um curso de pós-graduação, indicados pelo orientador. O Brad W. Hosler Outstanding Student Paper Award premiará até três artigos e seus autores receberão US$ 1 mil para cobrir despesas de viagem, além de ter inscrição gratuita na conferência internacional. Tanto o estudante premiado quanto o orientador receberão um certificado. Mais informações:
www.picmet.org/new/conferences/2013/student_award.aspx

Mast oferece exposição sobre química para estudantes
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, convida estudantes a partir do ensino fundamental para a exposição "A química na história do Universo, da Terra e do Corpo". O objetivo da mostra é mostrar, de forma lúdica, a química de maneira descomplicada. Os visitantes encontrarão19 instrumentos científicos de diferentes áreas da ciência, com aplicação na química. Poderão ver também vídeos, projeções, painéis e ambientações de dois laboratórios: um do século XX, com frascos, balanças, centrífugas e aparatos científicos usados no estudo da química; e outro do século XV, que simula um espaço de alquimia. A exposição é gratuita e fica aberta à visitação na terça, quinta e sexta das 9h às 17h; quarta das 9h às 20h; sábado das 14h às 20h; domingo e feriado das 14h às 18h, no Museu de Astronomia (Rua General Bruce, 586, São Cristóvão). Mais informações: (21) 3514-5200 ou www.mast.br

Transformações urbanísticas do Rio de Janeiro é tema de livro
A evolução da estrutura urbanística do Rio de Janeiro, da era colonial até os últimos anos do império, período em que a cidade passou por transformações profundas, é o tema do livro Memórias do urbanismo na cidade do Rio de Janeiro, 1778-1878: estado, administração e práticas de poder, a ser lançado nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, na livraria Prefácio (R. Voluntários da Pátria, 39, Botafogo). De autoria da pesquisadora Lúcia Helena Pereira Silva, doutora em História Social pelo Ippur/UFRJ, e atualmente professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/Campus Nova Iguaçu), e publicado pela editora E-papers, o livro mostra como engenheiros, gestores públicos e médicos se articularam para reorganizar e fiscalizar a ocupação do espaço urbano. O trabalho é resultado da pesquisa que a autora realizou para o seu pós-doutorado e foi financiado com recursos do programa Auxílio à Editoração (APQ 3). Mais informações: http://www.e-papers.com.br/

Publicação fala sobre privacidade na Internet
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) lançou uma Cartilha de Segurança, detalhando os cuidados necessários para navegar pela Internet, preservando-se a privacidade. Lançada no dia 5 de fevereiro, Dia Mundial da Internet Segura, a cartilha é o quarto fascículo de uma série, que já abordou temas como Redes Sociais, Senhas e Comércio Eletrônico. Mantido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o CERT.br divulga dados como o fato de o Brasil ser um dos países com o maior número de usuários de internet e de redes sociais, o que faz crescer a preocupação com privacidade, não somente no compartilhamento de informações como na manipulação de dados pessoais, de forma geral. Entre as diversas medidas de orientação transmitidas pela publicação estão fazer uso de conexão segura quando acessar e-mails por navegadores web; ser cuidadoso ao usar cookies; armazenar dados sensíveis em formato criptografado; pensar bem antes de divulgar informações; ser cuidadoso ao usar e ao elaborar senhas; e manter o computador seguro. Mais informações:
http://cartilha.cert.br/fasciculos

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes