O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Para aproximar a Fundação das universidades privadas
Publicado em: 06/06/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Para aproximar a Fundação das universidades privadas

Lécio Augusto Ramos 

         
     À partir da esq.: Marcelo Kanham, Rex Nazaré, Jerson Lima, Ruy 
      Marques, Arlindo Cardarett Vianna e Maria Beatriz Balena Duarte
"Temos todo o interesse que as instituições privadas de ensino superior fluminenses participem cada vez mais dos nossos programas de fomento à pesquisa. Durante o julgamento das propostas, não fazemos qualquer distinção entre instituições públicas ou privadas; a distinção é feita pelo mérito dos projetos." A afirmação foi feita pelo presidente da FAPERJ, Ruy Marques, na tarde desta quinta-feira, 6 de junho, durante um encontro com o reitor da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Arlindo Cardarett Vianna, em que foram discutidas formas de aproximação entre os projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade Veiga de Almeida (UVA) e os programas de fomento da Fundação. O novo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, recém-empossado, professor Luiz Edmundo Costa Leite, também esteve presente a reunião com os gestores da UVA.

Além de Marques, também estiveram presentes ao encontro a pró-reitora de ensino, pós-graduação e extensão, Maria Beatriz Balena Duarte, e do diretor de Relações Públicas da universidade, Marcelo Kanhan, além do diretor científico da Fundação, Jerson Lima, e do diretor de Tecnologia, Rex Nazaré.

Lécio Augusto Ramos 
      
    Durante a reunião, o novo secretário de C&T, Luiz Edmundo
   (ao centro) esteve presente em visita de cortesia à Fundação
 
O reitor Arlindo Cardarett Vianna destacou a importância dos editais de apoio à produção de material didático e de apoio a bibliotecas e periódicos da FAPERJ. Também ressaltou algumas medidas que a UVA vem adotando em relação a seus cursos de engenharia. Ele explicou que a UVA oferece gratuitamente, desde o primeiro período, aulas de nivelamento em Física e Matemática para ajudar os futuros engenheiros. "Entretanto, com o passar do tempo, os alunos vão perdendo o interesse nessas aulas e terminam enfrentando dificuldades em matérias mais avançadas do curso", lamentou Vianna. "Daí a importância de criarmos mecanismos de estímulo para que eles possam se beneficiar ao máximo de atividades como essas que vimos proporcionando”, afirmou. 

Complementando as palavras do reitor da UVA, Ruy Marques enfatizou a importância do lançamento, em fevereiro deste ano, do edital inédito de Apoio a Competições Educativas de Base Tecnológica, como uma das ações para incentivar a formação de mais engenheiros qualificados no estado. "O programa foi resultado de uma série de reuniões que fizemos ano passado para criar formas de estimular os alunos de Engenharia, diminuindo a reprovação em algumas disciplinas, como Cálculo e Física, bem como a evasão”, disse Marques.

Pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e extensão da universidade, Maria Beatriz Ballena Duarte falou sobre a importância de alunos e professores conhecerem e entenderem como são os programas de fomento da FAPERJ. Ela destacou o apoio à Iniciação Científica (IC). "Há três anos, houve uma palestra de apresentação da FAPERJ na nossa universidade. Naquela época, tínhamos apenas um projeto de IC apoiado pela Fundação. Depois daquela palestra, o número de projetos submetidos aumentou bastante, com consequente aumento no número de bolsas de IC concedidas”, citou.

Ao final do encontro, Ruy Marques se mostrou bastante satisfeito e reiterou a necessidade de estímulo para a submissão de muitos projetos de pesquisa oriundos da UVA. Junto como reitor, ele procurou agendar para breve uma visita àquela universidade, ocasião em que poderá mostrar as diversas modalidades de auxílios e bolsas oferecidos pela FAPERJ à comunidade científica e tecnológica.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes