O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 31 de maio a 6 de junho de 2012
Publicado em: 06/06/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas – Semana de 31 de maio a 6 de junho de 2012

Fiocruz lança novo portal durante as comemorações de seus 112 anos
Com foco no usuário, acessos mais rápidos e dinâmicos e informações que interessem ao pesquisador e ao público, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz, lançou seu novo portal, que entrou no ar durante as comemorações pelos 112 anos da fundação. Segundo o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, trata-se de "uma janela de transparência para a população e um laço com a comunidade científica." Construído em plataforma livre e código aberto pelos técnicos do instituto, com custo praticamente zero, o portal foi criado para atender as solicitações do público, segundo princípios de usabilidade, acessibilidade, interatividade e não-linearidade da internet e priorizando cinco grandes áreas temáticas: "A Fundação", "Pesquisa e Ensino", "Produção e Inovação", "Serviços de Saúde" e "Comunicação e Informação". Trigueiros anunciou ainda a próxima reformulação dos sites dos institutos para adaptá-los ao novo portal. "Estamos inaugurando uma prática de modernização de atualização das plataformas e ferramentas. E o portal abre novas portas e leva a novos desafios." Mais informações: 
www.fiocruz.br

Glaucius Oliva destaca atuação da FAPERJ em conferência na ANM
Em sessão científica da Academia Nacional de Medicina (ANM) sobre o impacto da ciência e tecnologia no país nos últimos 60 anos, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, relembrou importantes marcos da ciência nacional desde 1951, quando o CNPq foi criado pelo almirante Álvaro Alberto. Durante sua conferência na ANM, Oliva destacou o papel essencial das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), presentes na quase totalidade dos estados brasileiros e que, no ano passado, juntas, investiram em C&T cerca de R$ 2 bilhões, ou seja, mais do que o próprio CNPq. E ressaltou o trabalho da FAPERJ, que, nos últimos anos, contribuiu de forma expressiva para o avanço da ciência no Rio de Janeiro. "Recursos da ordem de R$ 350 milhões, investidos no ano passado na pesquisa fluminense, foram fundamentais para esse salto de qualidade", afirmou. O presidente do CNPq ainda destacou a iniciativa da FAPERJ em atrelar aos editais o incentivo para que seus pesquisadores e jovens cientistas se engajem em projetos de divulgação científica nas escolas do estado, como forma de melhorar a comunicação pública da ciência, de despertar o interesse e novas vocações científicas. Segundo Oliva, "não dá mais para cientista dizer que não fala com a imprensa. No Rio, a FAPERJ solicita que todos os pesquisadores, Cientistas do Nosso Estado, cumpram atividades em escolas. É uma medida excepcional, para despertar nos jovens o interesse pela ciência". Mais informações:
www.anm.org.br e www.cnpq.br

Instituto Ciência Hoje comemora 30 anos com ampla programação de atividades

O Instituto Ciência Hoje (ICH), responsável pela publicação da revista mensal de divulgação científica "Ciência Hoje", comemora 30 anos de atividades com uma ampla programação, que começa no dia 15 de junho, na Casa da Ciência (Rua Lauro Muller, 3, Botafogo), com a abertura oficial da exposição "Ciência Hoje – 30 anos". A mostra irá exibir grandes painéis interativos que levarão os visitantes a um passeio por imagens acompanhadas de uma linha do tempo na qual serão apontados fatos científicos importantes que ocorreram no Brasil e no mundo ao longo desses anos, contextualizando-os à situação econômica, política e histórica de cada período. Telas multitoque acopladas em edições gigantes da Ciência Hoje também possibilitarão a visita ao conteúdo virtual das 290 edições já publicadas. A mostra permanecerá em cartaz até o dia 8 de julho. A programação inclui ainda palestras, workshops gratuitos, oficinas e lançamento de um documentário sobre a história da ciência no Brasil, com diversos depoimentos de pioneiros do modelo de produção do conhecimento do país. O material foi condensado num minidocumentário, que será exibido durante todo o evento com sessões diárias. A programação inclui ainda o lançamento do livro "Química Hoje", reunindo 20 artigos escritos por químicos de universidades de todo o país, que foram publicados ao longo de 2011 na Ciência Hoje. No dia 15 de junho, às 17h, o historiador José Murilo de Carvalho, professor da UFRJ e integrante da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Brasileira de Letras (ABL), fará palestra sobre o tema "História Hoje". O ICH é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Mais informações: http://cienciahoje.uol.com.br/ 

Foro debate criação de agenda científica mais preocupada com o meio ambiente
Pesquisadores de todo o mundo e formuladores de políticas públicas irão se reunir entre os dias 11 e 15 de junho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Rua Marquês de São Vicente, 222, Gávea) para participar do Foro de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável – evento que tem como objetivo debater a elaboração de uma nova agenda científica internacional que inclua temas como desenvolvimento sustentável, economia verde e erradicação da pobreza, algumas das principais questões que serão discutidas na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho, em vários locais do Rio de Janeiro. O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, fará a conferência de abertura do Foro. Segundo sua coordenadora, a socióloga Alice Abreu, os temas debatidos no foro estão de acordo com a Declaração sobre o estado do planeta (arquivo em PDF), produzida depois de intensos debates envolvendo mais de 3 mil cientistas especializados em temas socioambientais, durante a reunião Planet Under Pressure, realizada em Londres, na última semana de março. A programação do encontro será composta por sessões temáticas e mini-congresso paralelos centrados em temas como consumo sustentável e produção, mudanças climáticas e ambientais, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e políticas de C, T&I para a Amazônia e transferência de tecnologias sustentáveis, entre outros. Vinte estandes divulgarão atividades e projetos desenvolvidos por instituições científicas e de apoio à C&T, entre elas a FAPERJ, que também apoia a organização do evento, realizado através de uma parceria do Conselho Internacional para Ciência (ICSU, na sigla em inglês) com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Federação Mundial das Organizações de Engenharia (WFEO), Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e Academia Brasileira de Ciências (ABC). Mais informações:
http://www.icsu.org/rio20/science-and-technology-forum

Conselho Tutelar da Zona Sul inaugura sala de processamento de dados
Nesta sexta-feira, 1 de junho, às 17h, será inaugurada uma sala de Processamento de Dados do Conselho Tutelar da Zona Sul do Rio. O novo espaço é parte do projeto Conselho Tutelar e Gestão Escolar de famílias vulneráveis, desenvolvido com auxílio do edital Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas Públicas no Estado do Rio de Janeiro, da FAPERJ. Coordenado pelo sociólogo e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Marcelo Burgos, o projeto tem como objetivo organizar, sistematizar e analisar os dados de entrada de casos de jovens infratores em escolas públicas do estado, encaminhados ao Conselho Tutelar da Zona Sul, como maneira de contribuir para uma gestão escolar mais consistente e igualitária na relação com as famílias desses alunos. Mais informações:
www.puc-rio.br

Edição 2013 do Prêmio Péter Murányi contemplará área da educação
Já estão abertas as inscrições para a edição 2013 do Prêmio Péter Murányi, que contemplará o melhor trabalho científico na área de educação. Realizado pela Fundação de nome homônimo, o prêmio tem como objetivo destacar pessoas físicas ou jurídicas, entidades públicas ou particulares, de qualquer parte do mundo, que se destaquem suas descobertas inovadoras e práticas focadas no desenvolvimento e no bem-estar social das populações em desenvolvimento. O prêmio é concedido anualmente e de modo alternado para pesquisadores atuantes em quatro áreas: educação, saúde, alimentação e desenvolvimento científico e tecnológico. Para dar início à edição 2013, duas mil instituições do Brasil e do exterior, direta ou indiretamente ligadas à área de educação, foram convidadas formalmente pela Fundação Péter Murányi. Ao receber a carta-convite, o dirigente de cada instituição deve manifestar por escrito seu interesse em participar do Prêmio. O envio de até dois trabalhos científicos, de sua livre escolha, deverá ser feito até o dia 30 de setembro. Não há custo de participação ou indicação. Os trabalhos indicados deverão ser inovadores, ter aplicabilidade prática e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte. Mais informações:
www.fundacaopetermuranyi.org.br

PUC-Rio e IBM inauguram núcleo de referência em tecnologia
O Laboratório de Engenharia de Software (LES) do departamento de Informática do Centro Técnico Científico (CTC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a empresa IBM inauguraram o núcleo de referência em tecnologia Smart PUC-Rio. Nesta parceria, a universidade entra com a pesquisa aplicada, geração e transferência do conhecimento e apoio à formação de recursos humanos e a IBM, fornecedora do software Maximo, oferece uma plataforma de desenvolvimento capaz de mapear demandas empresariais e gerar soluções para a gestão de ativos e serviços. Neste primeiro momento, a parceria tem o objetivo de atingir três segmentos fortemente ligados à infraestrutura do país: Energia, Oil & Gas e Governo. A missão é entender a realidade das empresas e do governo, além de orientar estrategicamente a aplicação da Tecnologia IBM Maximo, sempre com foco em soluções inovadoras e resultados cada vez melhores. Mais informações:
http://www.ctc.puc-rio.br

Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2012 abre inscrições    
As inscrições para o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2012 estão abertas até o dia 20 de agosto. Podem participar bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) ou ser bolsista de IC oriundos de cotas do pesquisador; todos devem fazer parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio está dividido em três categorias: Bolsista de Iniciação Científica, Bolsista de Iniciação Tecnológica e Mérito Institucional. Nas duas primeiras categorias são contempladas as áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. O vencedor recebe R$ 7 mil, bolsa de mestrado, passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A inscrição é individual e deve ser encaminhada às pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação das universidades, coordenações do Pibic e institutos e centros de pesquisa. O prêmio tem a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Mais informações:
http://destaqueict.cnpq.br

UFRJ abre inscrições para mestrado profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências
Estão abertas as inscrições para o exame de seleção ao programa de pós-graduação em Química Biológica, para mestrado profissional nas áreas de Educação,Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD) do Instituto de Bioquímica Médica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os interessados terão até o dia 22 de junho para se candidatar para o curso, que terá início no segundo semestre deste ano. São dez vagas para portadores de diploma de graduação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e que tenham interesse em desenvolver ações nestas áreas. Para realizar a inscrição, o interessado deve encaminhar a documentação necessária na secretaria do MP-EGeD (Cidade Universitária da UFRJ, no Centro de Ciências da Saúde, Instituto de Bioquímica Médica, Bloco D, Subsolo, Sala DSS08), das 10h às 16h. A seleção dos candidatos será realizada em julho, por meio de prova escrita e oral. Mais informações: mpposgrad@bioqmed.ufrj.br e  https://docs.google.com/file/d/0B8bwJcvILCLEUnE4Mjc2V0Y3bVk/edit?pli=1

Curso de atualização em Filosofia da Ensp: inscrições abertas até 14 de junho
Estudantes e profissionais das áreas de Direito e Saúde, líderes comunitários, sindicalistas e demais interessados em se inscrever no curso de atualização em Filosofia e Cidadania da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) têm até o dia 14 de junho para fazer sua inscrição. Promovido pelo Grupo de Direitos Humanos e Saúde da Ensp, o curso acontecerá nos dias 14/6, 21/6, 28/6 e 5/7, na sala 901 do prédio da Expansão da Fiocruz, das 13 às 17 horas. Os interessados deverão solicitar ficha de inscrição através do e-mail dihs@ensp.fiocruz.br. Mais informações: (21) 3882-9222 ou 3882-9223.

Cursos de línguas da Uerj recebem inscrições para o segundo semestre de 2012
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está com inscrições abertas para os cursos de Línguas para a Comunidade do Instituto de Letras (Licom), a serem ministrados no segundo semestre de 2012. O Licom reúne cursos de inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, japonês, latim, português (leitura e escrita em língua materna), e português para estrangeiros. A novidade desta edição está no modelo das inscrições. Neste semestre, os candidatos farão sua inscrição on-line para o sorteio das vagas. Basta acessar o site do Instituto de Letras e seguir as instruções. As inscrições serão encerradas às 23h59 do dia 15 de junho e o sorteio será realizado no dia 4 de julho, às 11h, na RAV 112, 11 andar. Mais informações: pelos telefones (21) 2334-0840 ou (21) 2334-0245 e http://www.institutodeletras.uerj.br/

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes