O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Jovens Talentos
Publicado em: 23/07/2002
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Jovens Talentos

O Programa Jovens Talentos, de pré-iniciação científica, é destinado a estudantes do ensino médio/técnico da rede pública estadual de educação.

Lançado em 1999 por iniciativa da FAPERJ, o programa conta, desde 18 de julho de 2003, com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/MCT) no âmbito do programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

A execução do programa é de responsabilidade do CENTRO DE CIÊNCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ) e da FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ).

Objetivos

Selecionar estudantes com grande interesse pela ciência e potencial para atuar em pesquisa científica;

Estimular a formação dos estudantes criando possibilidade de identificar novos quadros para atuação profissional no campo do saber científico;

Contribuir para a difusão dos conhecimentos científicos, desmitificando a ciência e articulando pesquisa e ensino.

Apresentação

Trata-se de proposta que catalisa o potencial científico e tecnológico, localizado no Estado, procurando integrá-lo num projeto pedagógico voltado para estudantes do ensino médio/técnico. As ações acontecem com a cooperação de instituições de C&T e orientam-se para a qualidade dos resultados, garantindo nível de excelência.

A estratégia pedagógica consiste em aproximar estudantes do cotidiano de pesquisadores em atividade em instituições de Ciência e Tecnologia. O jovem realiza um estágio inicial freqüentando um determinado laboratório, em dois turnos por semana, durante cinco meses, observando e executando trabalhos desenvolvidos naquele local, sob a orientação de um cientista. Para auxiliar no deslocamento e alimentação dos estagiários, estão previstas bolsas de Pré-Iniciação Científica (PIC).

Pretende-se detectar, jovens talentos que apresentem boas condições intelectuais e grande interesse em pesquisa científica. Estes estudantes devem se encontrar na faixa etária entre 15 e 18 anos, estar matriculados na 2a série, ter interesse e curiosidade científica, apresentar bom nível de escolaridade e responsabilidade, além de uma personalidade marcada pela criatividade, ousadia e autonomia. As vagas são limitadas, o que justifica um processo seletivo entre os jovens que se interessam pelo projeto. JOVENS TALENTOS PARA CIÊNCIA diferencia-se por dirigir-se a um público freqüentemente excluído de projetos de maior complexidade e expressão.

O desempenho dos estudantes tem sido tão proveitoso que recentemente foi implantado o estágio avançado para que os jovens que demonstraram grande afinidade com a atividade científica possam renovar a sua participação e desenvolver projetos de pesquisa por mais 12 meses.

De agosto a dezembro de 2000

De agosto de 1999 a janeiro de 2000

Diversas instituições, reconhecidas em nível nacional por seus trabalhos, vêm aderindo ao projeto que abrange as áreas de matemática, física, química, computação científica, engenharias, agropecuária e outras. Em agosto de 2000 encerrou-se a seleção para ingresso de novo grupo de estudantes nas cidades do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes e Petrópolis.

Como desdobramento do projeto, foram organizadas Jornadas Científicas a cada encerramento de estágio.

I Jornada Jovens Talentos para Ciência

II Jornada Jovens Talentos para Ciência

Valor da bolsa:

R$ 113,00 

 

 

Contatos:
FAPERJ
 
Altair Souza de Assis (Faperj)
altair@faperj.br

CECIERJ
Professor Jorge Belisário
E-mail: jtalento@uerj.br

CASA DE OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ
Professora Nísia Trindade Lima (diretora)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes