Pesquisador |
Instituição |
Titulo do Projeto |
Alexandra Anastacio Monteiro Silva |
UFF |
Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação de Jovens e Adultos: Estudo dos temas Alimentos e Nutrição no Centro de Ensino Supletivo- CES Madureira |
Alexandre Rodrigues Torres |
UERJ |
Melhoria do ensino de ciências como incentivo às profissões da área tecnológica - Etapa:Colégio Estadual Dr. João Maia |
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro |
UERJ |
Formação para letramento:contextos, práticas e atores. |
Ana Maria Severiano de Paiva |
USS |
Inclusão Digital e intervenções pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem na matemática mediada pela tecnologia |
Antonia Elenir Amâncio Oliveira |
UENF |
Laboratórios de ciências, cursos de formação continuada e inserção dos licenciandos da UENF em escolas da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ como estratégias para melhoria do ensino público |
Cássia Curan Turci |
UFRJ |
Projetos Interdisciplinares para o ensino médio: Uma visão integrada de ciência e Sociedade. |
Catia Antonia da Silva |
UERJ |
Educação ambiental e cartografia da ação: O Laboratório de estudos metropolitanos do grupo de pesquisa e extensão: urbano, território e mudanças contemporâneas-DGEO-FFP-UERJ atuando junto ao ensino fundamental no Colégio Carlos Maia - São Gonçalo |
Cláudia Regina amaral affonso |
CPII |
Integração do ensino de história, informatica e meio ambiente |
Cristina Maria Carvalho Delou |
UFF |
Escola de Inclusão: Capacitando Discentes de Licenciatura e Docentes para o Atendimento de Estudantes Deficientes Visuais |
Daniel Fábio Salvador |
CECIERJ |
Inclusão de novas tecnologias educacionais na escola pública como agentes potencializadores do aprendizado de Ciências e Matemática |
Danielle Pereira Cavalcanti |
Inmetro |
O ensino de Ciências através da experimentação: ampliando a infra-estrutura do Laboratório de Biologia do Colégio Estadual Círculo Operário (Duque de Caxias) |
Dayse Carla Genero Serra |
UFF |
Perspectivas Educacionais Inclusivas para o Aluno com Autismo na Rede Pública de Ensino. |
Denise Rocha Corrêa Lannes |
UFRJ |
Noticiário Local: seus códigos polivalentes e mensagens como ponte efetiva entre os valores e modos de vida dos estudantes e os conteúdos programáticos. |
Edison Luis Santana Carvalho |
UFRJ |
Plantas Medicinais e Alimentos Funcionais: Aprimoramento do Processo Ensino-Aprendizagem e Promoção da Saúde da Comunidade Escolar. |
Fabiana Soares dos Santos |
UFF |
Meio Ambiente na Prática: Montagem de Laboratório para o Curso Técnico |
Fábio Merçon |
UERJ |
A contextualização do ensino de Química a partir da análise da qualidade da água |
Gianine Maria de Souza Pierro |
UERJ |
A Universidade e a Escola Básica: caminhos na investigação e aprimoramento do ensino-aprendizagem |
Guaracira Gouvea de Sousa |
UNIRIO |
TV Fundamental: Produção de Vídeos Educativos para o Ensino Fundamental. |
Inês Barbosa de Oliveira |
UERJ |
A EJA como direito ao conhecimento: a informatização como meio de inclusão, aprendizagem e formação cidadã |
Janaina Veiga Carvalho |
USS |
INCLUSÃO DIGITAL E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: ressignificando práticas de leitura e ensino da matemática |
Juliany Cola Fernandes Rodrigues |
UFRJ |
Estruturação do Setor de Bioquímica no Laboratório Experimental de Biologia do Colégio Estadual Círculo Operário |
Jurema Rosa Lopes |
UNIGRANRIO |
A Contextualização do Ensino de Matemática e do Ensino de Física como Núcleo para a Melhoria do Ensino |
Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes |
UERJ |
Tecnologia assitiva para a inclusão comunicativa de alunos com deficiência: formação continuada de professores |
Leonardo Gomes da Silva |
UFRJ |
Universidade e escola: implementando um laboratório interdisciplinar para a integração do ensino em Macaé. |
Luiz Alberto Batista |
UERJ |
Status postural motor de alunos do ensino fundamental da escola pública do Rio de Janeiro: ampliando a ação em Educação Física. |
Luiz Carlos Guimarães |
UFRJ |
Jogos e Frações Um Experimento de Materiais Complementares para as Salas de Aula de Escolas Públicas do Rio de Janeiro |
Luiza Rodrigues de Oliveira |
UNIPLI |
Educação ambiental no ISERJ: Uma proposta para inserção das questões ambientais como tema transversal nas disciplinas de psicologia, sociologia e filosofia no ensino médio. |
Mailsa Carla Pinto Passos |
UERJ |
Narrativas, imagens e processos identitários de crianças afro-brasileiras em uma escola pública do Rio de Janeiro. |
Marcelo Gustavo Andrade de Souza |
PUC-Rio |
Diversidade cultural, cotidiano escolar e sétima arte: a diferença desafia a escola pela tela do cinema |
Marcelo Pelajo Machado |
FIOCRUZ |
Programa para Formação Continuada de Professores de Biologia com ênfase em Histologia e Biologia Celular: Segunda Edição |
Maria Auxiliadora Terra Cunha |
UNISUAM |
Criação e Implantação de uma Matriz de Apoio à Educação Especial MAEE |
Maria Eugênia Ferreira Totti |
UENF |
Laboratório de Ciências |
Maria Naíse de Oliveira Peixoto |
UFRJ |
Repensando a educação ambiental no contexto da prática pedagógica:Uma proposta de construção coletiva de projetos transdisciplinares. |
Maria Onete Lopes Ferreira |
UFF |
Projeto criar é APRENDER: propondo caminhos para transformar o ensino e aprendizagem na escola pública do Rio de Janeiro |
Maria Teresa Esteban do Valle |
UFF |
A articulação de práticas de avaliação numa perspectiva emancipatória no cotidiano escolar |
Miryam Bonadiu Pelosi |
UFRJ |
Formação em serviço de professores de salas multifuncionais para o desenvolvimento da comunicação alternativa com os alunos com necessidades educacionais especiais |
Nilda Guimarães Alves |
UERJ |
O uso de artefatos culturais por docentes e discentes na tessitura de conhecimentos e significações nos cotidianos escolares |
Renato Augusto DaMatta |
UENF |
Capacitação no Uso de Laboratório para Professores de Três Escolas Estaduais no Município de Campos dos Goytacazes, Formação Continuada para Professores da Região Norte Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, e Montagem e Melhoria dos Laboratórios |
Rita Marisa Ribes Pereira |
UERJ |
Imagens Transvistas: produção de fotografias e vídeos com jovens cegos e com baixa visão |
Rosimeri de Oliveira Dias |
UERJ |
Formação inventiva de professores e políticas de cognição como dispositivos para a criação do Conselho Escolar do Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares |
Sandra Barros Sanchez |
UFRRJ |
Construção, Gestão e Difusão do Conhecimento - Estudo paradigma: Educação Ambiental |
Selma Ribeiro de Paiva |
UFF |
Como vemos as plantas? Propostas para a melhoria da relação ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio. |
Sonia Regina Alves Nogueira de Sá |
UFF |
INTERDISCIPLINARIDADE nas Ciências da Natureza e Matemática: o fazer através de AULAS EXPERIMENTAIS |
Thais Cristina Vargas Garrido |
UERJ |
Universidade na escola: Uma proposta interdisciplinar integrando conhecimentos de petrografia, do Pré-sal e meio ambiente através do olhar da Geologia nos ensinos fundamental e médio-RJ |
Verônica Maria Morandi da Silva |
UERJ |
Novos caminhos para a Educação Básica através da Parceria entre Programas de Pós-graduação e Unidades de Ensino Público no Rio de Janeiro: Modelo de Integração entre o Programa de Pós-graduação em Biociências-UERJ e o Colégio Estadual Cardeal Arcoverde-RJ |
Walter Omar Kohan |
UERJ |
Em Caxias a Filosofia en-caixa?! A escola pública em Duque de Caxias continua apostando no pensamento. |
Wanda da Conceição de Oliveira |
UFF |
A Contribuição da Casa da Descoberta na Melhoria do Ensino de Física e Química |
Zena Winona Eisenberg |
PUC-Rio |
Mais tempo ao Tempo: o estudo de conceitos temporais em diferentes áreas de conhecimento do ensino fundamental |
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes