O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Discurso do diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques*
Publicado em: 07/11/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Discurso do diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques*

Senhor Governador – Sérgio Cabral

Senhor Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia – Alexandre Cardoso

Senhor Secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil – Sérgio Côrtes

Sr. Presidente da Academia Brasileira de Ciências – Jacob Palis

Sr. Presidente do Conselho Superior da Faperj – Albanita Viana

Reitores, vice-reitores, pró-reitores e demais autoridades presentes

Colegas pesquisadores

Senhoras e senhores

 

Neste ano de 2008, a FAPERJ lançou 29 editais, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Todos esses editais foram ou serão julgados por pesquisadores externos, oriundos de diversos estados brasileiros, constituindo comitês de julgamento de indiscutível credibilidade, garantindo seriedade e transparência para os resultados que vimos apresentando.

 

Dos 29, 17 são inéditos na FAPERJ, dentre eles os quatro que hoje estamos entregando os Termos de Outorga.

 

No editalApoio a grupos emergentes de pesquisa”, estamos apoiando 101 grupos, formados por pesquisadores com até 10 anos de doutoramento. Acreditamos fortemente que este edital faça uma grande diferença, propiciando a consolidação desses grupos de pesquisa.

 

No editalApoio ao estudo de doenças negligenciadas e reemergentes”, estamos apoiando 56 grupos para estudo de doenças, como dengue, doença de Chagas, esporotricose, esquistossomose, hanseníase, leishmaniose, malária e tuberculose, sendo 30% dos recursos destinados ao estudo da dengue. A condição fundamental para a escolha desses projetos foi a de que levassem ao avanço do conhecimento na prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças, possibilitando aplicabilidade clínica em curto prazo e a efetivação de ações públicas para a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Rio de Janeiro. O orçamento destinado a este edital, R$ 10 milhões, se constitui no maior volume já aportado por uma fundação estadual de amparo à pesquisa para o estudo desse grupo de doenças.

 

No editalApoio à produção e divulgação das artes”, estamos apoiando 27 grupos, propiciando auxílio financeiro para o desenvolvimento de importantes projetos nessa temática tão indispensável para a interligação entre Ciência e Sociedade.

 

No editalApoio à construção da cidadania da pessoa com deficiência”, em parceria com o Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência – IBDD, estamos apoiando 21 grupos, com projetos versando sobre os mais variados temas, visando à proposição de conhecimentos e práticas para a inclusão social do deficiente.

 

Ressalto que, em todos os quatro editais, a demanda foi bastante importante e altamente qualificada, levando a uma difícil definição de quais projetos deveriam ser apoiados.

 

Em 2007, concedemos aproximadamente 6.000 bolsas e 2.200 auxílios. Nestes primeiros sete meses de 2008, foram 5.400 bolsas e 1.800 auxílios concedidos, levando a uma previsão de um importante aumento até o final deste ano.

 

Tudo isto que tem sido possível realizar, Sr. Governador e Sr. Secretário de Ciência e Tecnologia, deve-se, fundamentalmente, ao grande apoio que a FAPERJ vem recebendo dos senhores, desde o primeiro dia deste governo, bem como de toda a comunidade científica e tecnológica fluminense.

 

Produzir é essencial, mas produzir só por produzir é inaceitável!

 

O que estamos produzindo? É relevante para o bem-estar do ser humano? Estamos, realmente, pensando nele quando produzimos? Estas são questões para as quais devemos estar sempre atentos e prontos para uma verdadeira reflexão.

 

Quero salientar, Sr. Governador e Sr. Secretário, o nosso compromisso com o acompanhamento de todo esse investimento que nos vem sendo permitido realizar. É preciso se ter a real noção de como esse importante volume de recursos vem sendo aplicado para prestar as devidas contas à sociedade e possibilitar um planejamento mais efetivo.

 

A partir deste segundo semestre, começa a ser concluída uma relevante parcela de projetos de pesquisa contemplados em 2007. Embora seja virtualmente impossível se realizar uma verificação in loco do desenvolvimento de todos os projetos contemplados, uma amostragem dos diversos grupos de pesquisadores será efetivamente visitada, no intuito de se observar o andamento de suas pesquisas. Além disso, com os nossos Assessores Científicos e Coordenadores de Áreas, passaremos a realizar seminários nas diversas modalidades de auxílio praticadas, para avaliação e divulgação dos seus resultados. Este é um dever da FAPERJ!

 

            Quero agradecer a presença de todos e parabenizar os contemplados nestes quatro editais e que hoje recebem o seu termo de outorga. Tenham todos a certeza de que o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa será muito importante para o progresso econômico e social do Estado do Rio de Janeiro.

 

            Obrigado!

* Discurso proferido em 20/08/2008 durante solenidade realizada no Palácio Guanabara por ocasião da entrega dos termos de outorga de quatro editais lançados pela Faperj em 2008

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes