O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ marca presença na 60ª Reunião Anual da SBPC
Publicado em: 10/07/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ marca presença na 60ª Reunião Anual da SBPC

Débora Motta

 Vinicius Zepeda

    
  A última SBPC foi realizada no Centro de
  Convenções da Amazônia, em Belém

Em sua 10 participação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre de 13 a 18 de julho no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a 100 quilômetros da cidade de São Paulo, a FAPERJ irá apresentar em seu estande, pela primeira vez, vídeo institucional sobre a Fundação. Realizado no primeiro semestre, o DVD – produzido e dirigido pelo cineasta Chris Rodrigues – visa levar ao público, de forma resumida e em linguagem acessível, as principais informações sobre as atividades do órgão, vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. A reunião de 2008, comemorativa dos 60 anos de fundação da SBPC, se mantém como um dos principais fóruns de debates sobre ciência, cultura e sociedade do país. Para a reunião deste ano, o tema escolhido foi Energia, Ambiente e Tecnologia.

 

O diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, que já confirmou presença, acompanhará algumas das atividades previstas no programa da reunião, aproveitando para manter encontros com dirigentes da área de ciência e tecnologia de outros estados e também de Brasília. O diretor científico da Fundação, Jerson Lima, participará na terça-feira, dia 15 de julho, às 14h, de simpósio sobre Química Biológica, ao lado de Carlos Montanari (USP) e do coordenador do evento Carlos Henrique Inácio Ramos (Unicamp). Outras autoridades com presença já confirmada nos debates são os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; e do Esporte, Orlando Silva.

 

Uma equipe do Núcleo de Difusão Científica e Tecnológica da FAPERJ permanecerá no local durante todo o período do evento, a fim de divulgar os principais programas e linhas de fomento da agência de fomento à pesquisa fluminense. No estande a ser ocupado pela Fundação, além de reservar espaço para encontros e minireuniões entre autoridades e pesquisadores ligados à Fundação, o espaço vai dar destaque ao acervo de livros, publicações, CD-ROMs e DVDs contemplados pelo programa Auxílio à Editoração, voltado para a difusão do conhecimento técnico-científico. Depois da reunião anual, o material audiovisual e impresso levado para Campinas será doado para bibliotecas locais, como já é tradição ao final de cada reunião.

 

Para que o público em geral possa conhecer melhor o trabalho da FAPERJ, será distribuído material gráfico, como fôlderes, exemplares da revista Rio Pesquisa e dos livros Cientista e Jovens Cientistas do Nosso Estado, que divulgam trabalhos apoiados pela Fundação. A equipe também estará a postos para tirar eventuais dúvidas dos pesquisadores sobre os editais. Já para os estudantes das escolas que passarão pelo espaço durante o evento, a FAPERJ vai distribuir jogos que testam a memória e quebra-cabeças feitos a partir de imagens de dinossauros descobertos em pesquisas financiadas pela Fundação. 

 

O encontro, que deve receber um público estimado em 15 mil pessoas, vai abordar questões atuais de ciência e tecnologia, como as experimentações com animais de laboratório, o aquecimento global, os 100 anos da imigração japonesa, as doenças endêmicas e as células-tronco embrionárias. Além da reunião científica, estão previstos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (voltada para estudantes do ensino fundamental), a SBPC Cultural (com apresentações de artistas regionais), a ExpoT&C (com estandes de empresas e instituições ligadas à Tecnologia e Ciência), a 15 Jornada Nacional de Iniciação Científica, Concurso Cientistas de Amanhã – Edição 51, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, a Feira do Livro e a Feira de Artesanato.

 

A programação científica contará com cerca de 300 atividades, entre 60 conferências, 60 simpósios, 40 mesas-redondas, 40 minicursos, 40 encontros, 10 assembléias e sessões especiais, com concursos e entregas de prêmios. Cerca de 3 mil trabalhos de pesquisa em painéis serão apresentados por autores brasileiros e estrangeiros. Entre os painéis a serem discutidos no evento, estão: "O etanol como programa de desenvolvimento nacional", com Luís Augusto Barbosa Cortez (Unicamp); "Mudanças climáticas e o Brasil: Por que devemos nos preocupar", com Carlos Afonso Nobre (Inpe); "Protocolo de Kyoto e política energética", com Teresa Isenburg (Universidade de Milão); "Biodiversidade na Amazônia X Mudanças climáticas: Causas e conseqüências", com Adalberto Luis Val (Inpa); e "Ética na experimentação animal", com Willian Saad Hossne (Unesp).

 

A reunião anual da SBPC acontece sempre em regiões diferentes do país. Campinas foi escolhida como sede do encontro deste ano por ter sido a primeira cidade a receber a reunião, há 60 anos. Semestralmente, a SBPC organiza encontros regionais em estados diferentes. O mais recente deles foi realizado na Baixada Fluminense, em maio.

 

Confira, a seguir, os 17 núcleos temáticos da programação científica: 60 anos da SBPC; Etanol de cana-de-açúcar; Conhecimento, desenvolvimento e inovação tecnológica; Aquecimento global e ambiente; Biodiversidade e conservação; Darwin: 150 anos da origem das espécies; Experimentação com animais de laboratório; Pesquisa científica e legislação brasileira; Educação para a ciência no ensino básico; Cidade como espaço social; 100 anos da imigração japonesa; Programa CBERS – o Brasil como ator global nas áreas de espaço e ambiente; Multidiversidade cultural; Saúde pública: doenças endêmicas; O papel da Embrapa na produção de biocombustíveis; Ano internacional do planeta Terra; e Sessão Conrado Wessel.


Evento: 60 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Data: de 13 a 18 de julho de 2008

Horário: De 10h às 20h

Tema da reunião: Energia, Ambiente e Tecnologia

Estandes reservados à FAPERJ: 42 e 43 – 3 Pavilhão

Local: Cidade Universitária Zeferino Vaz – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), localizada no distrito de Barão Geraldo, região NE de Campinas, a 12 km do Centro.

Programação da reunião: http://www.sbpc2008.unicamp.br/

Outras informações: http://www.sbpcnet.org.br/

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes