Livros e obras digitais divulgam a ciência e preservam a memória

Rio Pesquisa - Ano 11 - nº 42 - Abril 2018

A FAPERJ mantém, desde o ano 2000, uma modalidade de fomento à publicação de livros e à edição de obras audiovisuais e digitais que tem contribuído para divulgar o resultado do investimento do Estado em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação nas instituições de ensino e pesquisa sediadas no RJ, públicas e privadas, além de promover a preservação da memória fluminense e fornecer obras de referência para várias áreas do conhecimento. Este apoio se dá por meio de programas específicos e editais gerais ou temáticos, permitindo alternativas para a apresentação de projetos editoriais. Conheça, abaixo, algumas obras editadas com o apoio da Fundação.

Coleção O Rio por Escrito
Esta coleção, em três volumes (Editora Batel, 2017, livro 1, 132 p., livro 2, 124 p., livro 3, 128 p.), reúne uma seleção de textos de Machado de Assis, Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Com organização e coordenação da professora e pesquisadora da UFF, Stefania Chiarelli, é uma homenagem ao Rio de Janeiro através de um recorte temático que destaca a presença da cidade como cenário ou mesmo como personagem na obra destes autores, em três distintos gêneros de criação literária: contos, crônicas e poesias.

A Biblioteca Nacional na Crônica da Cidade
Volume I - A cidade / O leitor
Elaborado pelos pesquisadores da Biblioteca Nacional, Iuri Lapa e Lia Jordão, este primeiro volume de “A Biblioteca Nacional na Crônica da Cidade” está dividido em dois capítulos - A Cidade e O Leitor. O segundo volume, em preparo, terá também dois capítulos – O Trabalho e O Acervo. A obra (Editora FBN, 2017, 248 p.) é um trabalho de memória que segue um percurso distinto das narrativas institucionais clássicas, apresentando ao leitor uma compilação inédita de textos e imagens sobre a relação da Biblioteca Nacional com o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro.

Sentidos do melodrama: reflexões e dramaturgia
Esta obra consolida um esforço de estudo, reflexão e experimentação a respeito de um gênero popular no teatro, o melodrama. Organizado pelo professor e pesquisador em artes cênicas da Unirio, Paulo Merisio, Sentidos do melodrama: reflexões de dramaturgia (Ed. 7Letras, 2017, 200 p.) reúne uma série de investigações do gênero melodramático, com uma parte dedicada a mesas-redondas e palestras com grandes nomes da área e outra com textos de pesquisas sobre artes cênicas.

Crédito & Descrédito: Relações sociais de empréstimos na América – séculos XVIII ao XX
Importante contribuição para a nossa história econômica, esta coletânea (Niterói, Eduff, 2018, 386 p.), organizada por Carlos Gabriel Guimarães e Luiz Fernando Saraiva, professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), é constituída por 11 artigos que apresentam um extenso e diverso panorama das formas de crédito existentes no Brasil ao longo de sua história, cobrindo, além do crédito institucionalizado realizado por meio de bancos comerciais, as redes interpessoais e os circuitos de empréstimos, ampliando assim a compreensão do tema.


Direção de arte e transmidialidade

Este livro (Editora UFRJ, 2018, 200 p.), organizado por Amaury Fernandes e Katia Augusta Maciel, foi concebido para atender às exigências do conteúdo programático das disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação (PPGTLCOM), da UFRJ, oferecendo material de referência e incentivando a reflexão crítica sobre processos criativos, além de novas demandas de formação profissional para a área audiovisual. É também uma obra transmídia, pois as ilustrações são acessadas por meio da tecnologia QR code. Pela ausência de publicação disponível com perfil semelhante, no mercado interno ou externo, a obra condensa, em volume único, uma ampla discussão correlacionando essas duas grandes áreas de atuação dos profissionais em meios digitais.