Livros e DVDs valorizam e divulgam a produção acadêmica do RJ

O programa Auxílio à Editoração (APQ 3) é a principal linha de fomento da FAPERJ destinada a viabilizar a edição de livros e obras em formato digital e multimídia que resultam do investimento fundamental que o estado do Rio de Janeiro tem feito em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação nas instituições de ensino e pesquisa aqui sediadas, públicas e privadas. Outras modalidades de apoio têm possibilitado ampliar o número de obras produzidas, permitindo que a fundação continue a distribuí-las para uma grande variedade de bibliotecas do Estado. Uma seleção de títulos recentes que receberam o apoio da FAPERJ pode ser conferida abaixo.

As Relações Étnico-raciais e o Futebol do Rio de Janeiro
Mitos, discriminação e mobilidade social
Este livro (Ed. Mauad X, 2017, 184 p.), do professor e pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), José Jairo Vieira, faz uma análise das implicações da presença do negro no futebol brasileiro, com foco na cidade do Rio de Janeiro. O livro resulta de tese de doutoramento em Sociologia, defendida em 2001, no antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), atual Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp-Uerj), considerada um marco nos estudos de relações étnico-raciais e esporte no Brasil e na América Latina.


Museu de Favela: Histórias de Vida e Memória Social
Com cuidadosa edição da Rio Books (2016, 120 p.), a obra de Solange Jobim e Souza, Cintia de Sousa Carvalho e Rita de Cássia Santos Pinto documenta a rica experiência do Museu da Favela (MUF), criado em 2008 no território das comunidades do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho, na zona sul do Rio de Janeiro. Seu propósito é ser um guia dedicado à formação de escutadores e escutadoras de memórias, permitindo o registro e a documentação das histórias de vidas dos moradores das comunidades. A obra é o resultado da parceria entre o MUF e o Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura (NIMESC), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).


Cartografias da Cidade (In)visível
Setores populares, cultura escrita, educação e leitura no Rio de Janeiro imperial
Com organização de Giselle Martins Venancio, María Verónica Secreto e Gladys Sabina Ribeiro, Cartografias da Cidade (In)visível (Ed. Mauad X, 2017, 264 p.) questiona a exclusão das classes populares em relação à cultura escrita, no Rio de Janeiro do século XIX. Enfocando práticas de escrita e letramento dos pobres, a obra delineia um quadro renovado, revelando as estratégias de inclusão da maioria excluída e destacando casos excepcionais, como Machado de Assis e Lima Barreto, que eram produtos do sistema escolar do Império, menos excludente do que supomos.

O Rio de Janeiro dos imigrantes
Páginas de uma cidade de muitos povos
Camila Escudero, professora e pesquisadora do Colégio Pedro II, faz nesta obra, publicada pela E-papers (2016, 88 p.) um levantamento de jornais impressos, revistas e sites de imigrantes de diversas nacionalidades que têm sido publicados na cidade do Rio de Janeiro ao longo do tempo. Registrando a existência de pelo menos 158 títulos, a autora contribui para um novo olhar sobre a presença de imigrantes na vida carioca e seu papel na construção da identidade social e cultural da cidade e manutenção da identidade e dos laços culturais e a terra de origem.

Brasil-Portugal: pontes sobre o Atlântico
Múltiplos olhares sobre a e/imigração

Organizado por dois eméritos pesquisadores, a brasileira Lená Medeiros de Menezes, do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Uerj, e o português Fernando de Sousa, professor catedrático da Universidade do Porto, o livro Brasil-Portugal: pontes sobre o Atlântico. Múltiplos olhares sobre a e/imigração” (EdUERJ, 2017, 448 p.) reúne artigos escritos por 34 pesquisadores de diferentes estados do Brasil, de Portugal e da Colômbia, distribuídos em cinco capítulos, abordando diferentes aspectos do tema. Tendo como eixo norteador as “pontes” construídas entre Brasil e Portugal, por conta da e/imigração, a obra aborda diversos enfoques do processo migratório, entendido como fenômeno que se prolonga para muito além do ato pontual do deslocamento entre países.