O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 14 a 21 de novembro de 2012
Publicado em: 14/11/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 14 a 21 de novembro de 2012

FAPERJ marca presença na Feira de C,T &I do estado do RJ
No último sábado e domingo, dias 10 e 11 de novembro, das 10 às 17h,  os funcionários do setor de produção e editoração da FAPERJ estiveram presentes nos jardins do Museu da República (Rua do Catete, 153), num estande onde apresentaram os livros editados com apoio do programa Auxílio à Editoração (APQ 3) da FAPERJ, a edição de 2012 do Catálogo de Publicações apoiadas pela Fundação e a revista trimestral Rio Pesquisa, durante a realização da VI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti). O evento, organizado pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cederj/Cecierj), com apoio da FAPERJ, reuniu alunos e professores do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico de escolas públicas de todo o estado do Rio de Janeiro, que apresentaram aproximadamente cem trabalhos, em temas variados, como Biologia, Saúde, Ciências Agrárias, entre outras. Um dos destaques foi
o trabalho dos alunos do Curso Técnico Integrado de Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), campus da cidade de Bom Jesus do Itabapoana, Noroeste Fluminense. Eles expuseram uma maquete de um sistema de purificação de água para consumo humano, baseado na utilização de sementes de moringa oleífera, em substituição ao sulfato de alumínio, que deixa resíduos que podem causar câncer. Os funcionários da FAPERJ também aproveitaram para apresentar as diversas modalidades de fomento à pesquisa, como bolsas, auxílios e editais, em especial aqueles voltados para a difusão e popularização da ciência e tecnologia, e a melhoria do ensino nas escolas públicas do estado.

ABC e ANM promovem simpósio sobre Medicina Translacional
Um simpósio sobre Medicina Translacional, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Academia Nacional de Medicina (ANM), será realizado em 29 de novembro, quinta-feira, na sede da ABC, à Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3 andar - Centro, Rio de Janeiro. O evento pretende levar seus participantes a avaliar a experiência brasileira, além de estimular a divulgação da medicina translacional e o engajamento das comunidade científica, em geral, e, em particular, da comunidade médica, no esforço de incitar, com medidas concretas, a prática da Medicina Translacional. Esta prática médica prevê que o resultado das pesquisas realizadas possa ser levado diretamente ao leito dos pacientes, e o inverso, que os problemas detectados à beira do leito dos pacientes possam ser levados à bancada, à busca de soluções, levando à diminuição da defasagem entre uma descoberta e sua aplicação. O simpósio será coordenado pelo acadêmico Eduardo Moacyr Krieger e se estenderá durante todo o dia, com palestras de acadêmicos das mais diversas áreas de atuação. Às 18h, em sessão ordinária da ANM, os acadêmicos Eduardo Moacyr Krieger e Marcelo Barcinski, titulares das duas academias (ABC e ANM), farão uma apresentação intitulada Medicina Translacional: Conceitos e perspectivas. O evento marcará o encerramento das atividades ordinárias da ANM neste ano de 2012.  Mais informações:
http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-3231.pdf e http://www.anm.org.br/noticias_detalhes.asp?id=1251

Confap lança novo site durante fórum em Macapá
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Aparo à Pesquisa (Confap) lançou, durante a realização do fórum da associação em Macapá (AP), nos dias 12 e 13 de novembro, o novo site do Confap. De acordo com o assessor de imprensa do Confap, Sergio Stockler, as mudanças no site vão além do aspecto visual incorporando novas facilidades e ferramentas da internet para informação e divulgação das atividades de C,T&I e notícias sobre as atividades do Confap e das fundações de amparo à pesquisa."Conseguimos dinamizar a seção de notícias do site, otimizando a busca por temas, além de incluirmos a postagem de vídeos, facilitando a utilização de ferramentas como o RSS (Really Simple Syndication) e de redes sociais como Facebook e Twitter. Também incorporamos o Slideshare que permite a publicação de arquivos como apresentações – as apresentações dos palestrantes no forum Consecti/Confap, por exemplo, foram publicadas quase que em tempo real e estão disponíveis para consulta. Uma parte do conteúdo do site do Confap é alimentado pelas asessorias de impressa das FAPs e têm contribuido para pautar outros veículos de imprensa”. A FAPERJ esteve representada na reunião em Macapá pelo chefe de gabinete da presidência, Roberto Dória. Mais informações: www.confap.org.br

Inclusão social de surdos é tema de simpósio na UFRJ
O Simpósio Caminhos da Inclusão será sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de 26 a 28 de novembro, no Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária, à Ilha do Fundão. No primeiro dia do evento serão abordados os aspectos correlacionados à visão da universidade sobre o ensino dos surdos; o segundo dia será destinado à discussão das características do aperfeiçoamento dos deficientes auditivos; no terceiro dia serão realizados debates sobre o papel do intérprete de libras, a linguagem dos sinais. Para o simpósio está confirmada a presença de quatro convidados internacionais, especialistas no assunto, entre eles: Brian Nolan, do Institute of Technology Blanchardstown, de Dublin, Irlanda e Rachel O’Neill, da Universidade de Edinburgh, de Edimburgo, no Reino Unido. Mais informações:
http://www.facebook.com/ProjetoSurdos?fref=ts e vivian@bioqmed.ufrj.br

Humanização do parto natural é tema de encontro
Com o tema “O Nascimento na Luz da Simplicidade: Impactos Sobre o Futuro do Ser Humano” será realizada a 21 edição do Encontro Nacional de Gestação e Parto Natural Conscientes. O evento acontecerá na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 23 a 25 de novembro, no Salão Pedro Calmon, 2 andar, no Palácio Universitário, à Avenida Pasteur, 250. O encontro promoverá a discussão sobre um aspecto muito importante dentro dos temas sustentabilidade e ecologia: a vida de uma criança – sua chegada a este mundo, a forma como é concebida e gestada – como base para uma humanidade verdadeiramente saudável e fraterna. O evento, que terá mesas redondas, palestras e exibição de filmes, contará com a presença de Carla Machado, educadora pré-natal e presidente da Associação Nacional para Educação Pré-Natal (Anep Brasil); Laura Uplinger, psicóloga pré-natal e perinatal; Daphne Ratner, presidente da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa), dos obstetras Marcos Dias, Claudio Paciornik e Marcos Leite, além da terapeuta inglesa Julie Gerland, membro da World Organization of Prenatal Education Associations (Omaep), órgão de caráter consultivo junto à ONU sobre assuntos que envolvem a infância e educação pré-natal. O encontro tem o apoio da FAPERJ.  Mais informações:
http://www.partonatural.com.br 

Publicação sobre drogas, seus mitos e verdades está disponível on-line no site da Ensp
Drogas: mitos e verdades é o tema da segunda edição dos "Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental", uma série de publicações periódicas destinadas aos temas importantes da atenção básica em saúde, desenvolvida pelo Grupo de Saúde Mental do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Abrangência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Esta segunda edição é escrita por Lúcia Abelha, assessora do projeto na área de saúde mental e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e por Dartagnan Rache Rodrigues e Rodrigo Japur Duarte Tavares, e organizada pelos pesquisadores Luciano Toledo e Paulo Sabroza, do departamento de endemias Samuel Pessoa, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp). De acordo com o coordenador do Plano de Monitoramento do Comperj, Luciano Toledo, o material é especificamente voltado para profissionais de saúde que atuam na atenção básica, com uma linguagem de fácil compreensão e desenhos do cartunista Mayrink, que auxiliam no entendimento do público-alvo. Drogas: mitos e verdades procura desvendar os mitos e verdades das drogas, com capítulos sobre o que são as drogas, quem é vulnerável, o que significa a dependência, a síndrome da abstinência, os tipos de drogas mais comuns e as políticas de saúde pública para com o tema. Os autores são Lúcia Abelha, assessora do projeto na área de saúde mental e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, Dartagnan Rache Rodrigues, psiquiatra e pesquisador da Ensp e Rodrigo Japur Duarte Tavares, que já escreveu outros livros desta série. A edição está disponível para download no Portal ENSP. Mais informações:
http://www.ensp.fiocruz.br 

VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde: propostas até 25 de novembro
As inscrições para propostas de grupos de trabalho do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, que acontece no Rio de Janeiro, entre 13 e 17 de novembro de 2013, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), estão abertas até 25 de novembro. Os interessados devem encaminhar as propostas para o e-mail: cienciassociaisesaude2013@gmail.com até esta data. Esta edição do Congresso tem como tema “Circulação e diálogo entre saberes e práticas no campo da Saúde Coletiva” e os proponentes dos Grupos de Trabalho devem considerar a adequação das propostas a essa temática central. O evento será realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com o Instituto de Medicina Social (IMS) da Uerj. Mais informações:
http://www.lappis.org.br/site/noticias/46-noticia/608-vi-congresso-brasileiro-de-ciencias-sociais-e-humanas-propostas-de-gt-devem-ser-enviadas-ate-25-de-novembro.html, www.abrasco.org.br e cienciassociaisesaude2013@gmail.com 

Brasil agora integra a Plataforma Internacional da Biodiversidade
O Brasil, detentor da maior diversidade biológica do planeta, assinou oficialmente, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a adesão à Plataforma Internacional de Informações sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês). Criada em 2001, com sede em Copenhague, na Dinamarca, a plataforma é considerada a maior iniciativa mundial com o objetivo de disponibilizar dados com acesso livre sobre biodiversidade na internet. O passo formal para se tornar membro da GBIF foi a assinatura do Protocolo de Entendimento GBIF pelo titular do MCTI, Marco Antonio Raupp. Essa iniciativa insere o país numa comunidade global que compartilha ferramentas, competências e experiências relacionadas com a gestão dos recursos de informações biológicas. Mais informações:
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/343629/Brasil_ingressa_na_Plataforma_Internacional_sobre_Biodiversidade.html 

MCTI e ministério da Saúde assinam acordo de cooperação
Um acordo de cooperação foi assinado pelos ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp e da Saúde, Alexandre Padilha. O objetivo é fortalecer a estrutura de pesquisa e desenvolvimento de ensaios pré-clínicos – fase essencial à descoberta de novos medicamentos e cosméticos. Integram o acordo, na qualidade de centros de referência em farmacologia, o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM, organização social supervisionada pelo MCTI); a fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (CDTS/Fiocruz); o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e o Instituto Royal, que atua em pesquisa e inovação na área de toxicologia e genotoxicidade. A Portaria Interministerial 686, de 2 de outubro, assinada pelo MCTI e pelo Ministério da Saúde, estabeleceu “cooperação técnica na formulação de políticas de apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em área de interesse da saúde humana”. Mais informações:
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/343639/MCTI_e_Ministerio_da_Saude_assinam_acordo_de_cooperacao.html e http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=04/10/2012&jornal=1&pagina=5&totalArquivos=120 

Prêmio Vale-Capes dá ênfase à sustentabilidade: inscrições até 26 de novembro
As inscrições para o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, que premiará teses de doutorado e dissertações de mestrado, estão abertas até o dia 26 de novembro. O prêmio, com ênfase para teses e dissertações defendidas no Brasil em 2011, foi criado a partir de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Vale, firmada durante a conferência Rio+20. Será realizada uma pré-seleção pelos programas de pós-graduação de todo o país reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Cada programa de doutorado e de mestrado deverá instituir uma comissão de avaliação, que verificará a adequação das teses e dissertações aos temas definidos. Após a indicação dos trabalhos selecionados pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação será responsável pela inscrição na Capes. Os critérios avaliados serão originalidade do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. A avaliação destacará ideias, soluções e processos inovadores para questões como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa, aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza. O vencedor do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de tese de doutorado receberá R$ 15 mil e uma bolsa para realização de estágio pós-doutoral de até três anos em instituição nacional, podendo converter em um ano fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado. Já o ganhador de dissertação de mestrado receberá R$ 10 mil e uma bolsa para realização de doutorado em instituição nacional de até quatro anos. Os orientadores também serão prestigiados e receberão auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional e internacional, relacionado à área temática da tese. No caso de mestrado, o orientador receberá R$ 3 mil, e o de doutorado, US$ 3 mil. Mais informações:
www.capes.gov.br/editais/abertos/5768-premio-vale-capes-de-ciencia-e-sustentabilidade

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes