O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Estado lança projeto de internet sem fio na Baixada
Publicado em: 31/01/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Estado lança projeto de internet sem fio na Baixada

Guedes de Freitas*


A rede de Internet em banda larga a céu aberto, com acesso totalmente gratuito, mais conhecido como wi-fi, instala suas primeiras antenas no estado ainda este ano: em maio, começa na orla marítima de Copacabana e, em julho, na Baixada Fluminense. O lançamento foi feito pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão, na segunda-feira, dia 28 de janeiro, no palco do Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador, Centro de Duque de Caxias. É o Baixada Digital, nome que o projeto ganhou na região. O projeto conta com apoio da FAPERJ. O presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques esteve entre as inúmeras autoridades presentes ao evento. Em seu discurso, ele parabenizou o governador Sérgio Cabral e o secretário de C&T do Rio, Alexandre Cardoso, pela iniciativa. "Uma das grandes funções da FAPERJ é a de se preocupar sempre em propiciar a interligação entre a ciência, a tecnologia e  a sociedade, e é nesse sentido que vimos trabalhando desde o início desta gestão. Com este projeto, que o nosso governador está lançando hoje e que se estenderá a outros pontos do estado, o Rio de Janeiro está inovando, mostrando parte do seu grande potencial e possibilitando a melhoria da nossa qualidade de vida", afirmou Marques.

 

Na oportunidade, Pezão anunciou que o governo federal vai ajudar o governo estadual a cobrir todo o estado do Rio com internet sem fio. “É um investimento que o governo federal se comprometeu a participar”, completou o vice-governador. Pezão revelou ainda que solicitou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante almoço sexta-feira passada, no Palácio Laranjeiras, em homenagem ao aniversário do governador Sérgio Cabral, a abertura no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de uma linha de financiamento para prefeituras comprarem computadores para alunos e professores das escolas municipais.

“O presidente ligou imediatamente para o presidente do banco, Luciano Coutinho, determinando que fizesse um estudo da proposta. Não adianta ter internet à disposição se não se pode acessá-la”, ressaltou. O secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, disse que os moradores da Baixada poderão acessar a internet gratuitamente já a partir de julho. Ele garantiu que, além de permitir o acesso à internet, o projeto do governo do estado vai prover conteúdo à rede wireless.

“Vamos disponibilizar programas de saúde pública, de educação à distância, de incentivo à qualificação profissional etc. Sem necessitar de deslocamento. Quem mora em Saracuruna, em Vila de Cava ou no Lote 15, enfim, em qualquer lugar da Baixada vai poder fazer, por exemplo, um curso de qualificação profissional sem sair de casa. Isto só vai se tornar possível com um projeto como este, que democratiza as ações de qualidades”, realçou Cardoso”.

O Baixada Digital inicialmente alcançará os municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Magé, Guapimirim, Queimados, Japeri e Paracambi, ou seja, 70% da região, mas o plano é estender a parceria às prefeituras de todos os municípios da região, onde vivem cerca de quatro milhões de pessoas.

“Nenhum prefeito irá se omitir de participar de um projeto desses – aposta Cardoso, acrescentando que é o primeiro passo para que o Rio de Janeiro se transforme no primeiro estado digital do país. Na cerimônia estavam presentes os prefeitos de Belford Roxo, Maria Lúcia Netto, de Japeri, Pastor Bruno Silva, de Mesquita, Arthur Messias, de Nilópolis, Farid Abrão David, de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, de Paracambi, André Luiz Ceciliano, e de Maricá, Ricardo Queiroz.

O programa visa à implantação e à disponibilização de uma rede de internet em banda larga sem fio gratuita, que permitirá que cada cidade da Baixada se transforme em um município digital. Segundo o secretário, ao utilizar tecnologias que permitem a transmissão de dados e imagens em alta velocidade, o Baixada Digital inserirá a região no maior espaço de cobertura pública contínua da América Latina.


“Este é o terceiro maior projeto do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos implantados na China e no México. Os moradores da Baixada vão se transformar em verdadeiros cidadãos do mundo”, proclamou Cardoso.

O coordenador do projeto, Franklin Dias Coelho, comparou a rede de internet sem fio a estradas de rodagem. “Estamos construindo estradas digitais que vão cruzar os municípios do estado. Estradas de alta velocidade, com a diferença de que, ao contrário das rodovias convencionais, nas digitais quanto mais velocidade melhor”, ilustrou.

Também estiveram presentes o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, reitores de universidades, o ex-jogador e deputado estadual Roberto Dinamite, deputados e vereadores, entre outros. A cerimônia se encerrou com uma apresentação de parte da escola de samba Grande Rio no palco do teatro.

*Jornalista da Assessoria de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes