O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Seminário na UFRJ debate percepção dos jovens sobre a política
Publicado em: 06/06/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Seminário na UFRJ debate percepção dos jovens sobre a política

A percepção dos jovens sobre a política e as variadas formas de adesão dessa parcela da população a diferentes movimentos sociais são temas recorrentes em estudos realizados por diversas instituições de ensino e pesquisa do país. Com o objetivo de somar esforços e ampliar as contribuições ao debate em torno do assunto, o Nipiac (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e a Adolescência Contemporâneas), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculado ao programa de pós-graduação do Instituto de Psicologia daquela universidade, promove no dia 15 de junho, no Campus da Praia Vermelha, o seminário Juventude & Política: Questões e Desafios do Mundo Contemporâneo. O evento contará com a participação de pesquisadores do NPP (Núcleo de Psicologia Política) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e do Laboratório de Interação Social da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O seminário conta com o apoio da FAPERJ.

Desde 1998,o Nipiac vem se dedicando ao estudo de questões e problemas que afetam a infância e a adolescência contemporâneas no Brasil. Segundo a coordenadora do núcleo e uma das organizadoras do evento, Lúcia Rabello de Castro, já não é novidade dizer que um percentual expressivo de jovens se mostra apático e desinteressado quando questionado sobre as instituições e mecanismos que regem a política tradicional. “Em tempos de economia de mercado, em que as formulações políticas parecem relegadas a um papel de coadjuvante nos destinos de países como o Brasil, precisamos ir mais longe no entendimento do que pensam e o que querem os jovens de hoje, nas críticas eles fazem à sociedade, e que caminhos buscam para expressar suas opiniões e viabilizar esse mundo que projetam”, diz Lúcia.

De acordo com a psicóloga e pesquisadora, as formas de expressão política tradicionais vêm perdendo espaço para outras formas de militância entre os jovens, que no entanto não se vêem necessariamente à margem do processo político decisório. “A participação dos jovens na sociedade vem se dando por meio de outras atividades, que precisam ser compreendidas e interpretadas. Só assim poderemos aproximar os anseios das novas gerações com aquilo que o país pode lhes oferecer”, diz Lúcia.

Ao longo dos últimos anos, na avaliação da pesquisadora, não houve mudanças significativas, no entanto, sobre o grau de interesse dos jovens por atividades de caráter associativo. “O que vemos são jovens engajados em movimentos que apontam para caminhos diferentes, como atividades ligadas ao meio ambiente, aos direitos humanos e ao esporte”, diz Lúcia.

O seminário terá início com a exibição do documentário brasileiro Vocação do Poder (2005), em que os diretores Eduardo Escorel (Lição de amor) e José Joffily (Dois perdidos numa noite suja) levam às telas a trajetória de seis jovens candidatos a vereador no Rio de Janeiro. O filme retrata a campanha realizada pelos candidatos durante as eleições municipais de 2004, oferecendo um panorama das ações de cada um deles durante todo o processo eleitoral, desde as convenções partidárias até a apuração dos votos.

Após a exibição do filme, será promovido um debate com a presença dos diretores, do professor Marco Aurélio Máximo Prado (UFMG) e deLúcia. “Vamos abordar questões como a participação e o interesse dos jovens pela política institucional, os problemas enfrentados por eles para se inserir no cenário político, eo que se espera deles em relação à política etc.”, adianta a coordenadora.

À tarde serão realizadas duas mesas redondas coordenadas pelas professoras Jaileila de Araújo Menezes (UFPE), Claudia Mayorga (UFMG) e estudantes de pós-graduação e graduação das três instituições organizadoras do seminário. Na primeira mesa, intitulada Metodologias de Pesquisa e Estudos sobre Juventude e Política,serão discutidas as metodologias de pesquisa que estão sendo aplicadas nos estudos sobre juventude e política pelos grupos participantes. A segunda mesa, de acordo com o programa, debaterá os trabalhos relacionados ao tema, desenvolvidos pelos três núcleos (Núcleo de Psicologia Política da UFMG, Nipiac da UFRJ e Laboratório de Interações Sociais da UFPE), com foco no sentido da ação política dos jovens.


A entrada é gratuita e o seminário é destinado a professores, pesquisadores, estudantes universitários e profissionais de áreas com interesse pelo tema. A programação completa está disponível no site do Nipiac http://www.psicologia.ufrj.br/nipiac/

Seminário: Juventude & Política – Questões e Desafios do Mundo Contemporâneo
Organização: Nipiac/UFRJ
Data: Sexta-feira, dia 15 de junho de 2007
Horário: 9h às 18h.
Local: Auditório do CFCH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas)/UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Endereço: Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca.

Leia mais:

-
Crianças e jovens ganham novas abordagens

- Jovens de classe média: planos profissionais antes dos conjugais
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes