O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Ciência do RJ na ANPUH em João Pessoa
Publicado em: 23/07/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Ciência do RJ na ANPUH em João Pessoa

O Rio de Janeiro estará representado em peso na próxima reunião bi-anual da Associação Nacional de História (Anpuh), que acontece de 27 de julho a 1o de agosto na Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadores do estado coordenam 22 dos 61 simpósios agendados para o evento, além de participarem de conferências, mini-cursos, painéis e grupos de trabalho. A Faperj apóia a viagem de 75% dos profissionais do Rio na reunião.

 

O tema central deste ano é “História, acontecimento e narrativa”. Durante a reunião, tomará posse o novo presidente nacional da Anpuh, o professor Luiz Carlos Soares, da UFF. Ele coordenará o simpósio “História, ciência e sociedade”, no qual apresentará o trabalho “Ilustração Inglesa: uma nova perspectiva historiográfica”.

 

Segundo o presidente regional da Anpuh RJ, Manoel Salgado Guimarães, a variedade de assuntos em pauta é enorme, incluindo debates sobre o ensino de história. Guimarães destaca a presença do historiador francês François Dosse, autor de "A História em Migalhas”.

 

O novo coordenador do programa dos Institutos Virtuais da FAPERJ, Francisco Carlos Teixeira, diretor do Laboratório Tempo Presente da UFRJ, vai ministrar a conferência “O Império e os novos bárbaros”. Ele fará uma análise das relações internacionais pós-Guerra Fria (depois de 1991), com ênfase no projeto imperial americano para o século XXI, e as possíveis formas de resistência.

 

Os grupos de trabalho discutirão história antiga e medieval, da ciência, dos partidos e movimentos de esquerda, da mídia, dos esportes, da saúde e das doenças, multiculturalismo e os mundos do trabalho, entre outros temas.

Para consultar a programação completa e demais informações sobre a reunião nacional da Anpuh acesse http://anpuhpb.kit.net/.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes