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Publicado em: 10/05/2007
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Telefone com tela sensível ao toque permite mensagem de texto

Vilma Homero

 Inovax          

 
      A tela touchscreen tem funções de discagem,
      recebe e envia mensagens de texto
 

    

Coordenador do projeto, o engenheiro eletrônico João Carlos Demier Freire Ribeiro está realmente satisfeito com os resultados. O sistema de comunicação de voz por Ip (Voip) usa uma rede IP, como a Internet, codificando digitalmente a voz para que ela trafegue pela rede, e decodificando-a quando ela chega a seu destino. O que vem permitindo desdobramentos tecnológicos sem precedentes. O projeto tem apoio da FAPERJ por meio do programa Rio Inovação.

 

No caso da Inovax, como explica João Carlos, a tecnologia VoIP serviu para criar um aparelho telefônico que foge ao convencional. Seu design –  parece um notebook inclui um painel sensível ao toque (touch-screen), como os usados em caixas eletrônicos de banco. Com design desenvolvido junto ao Instituto Nacional de Tecnologia, a Inovax foi a responsável pela parte eletrônica: suas placas de circuito eletrônico controlam todas as funções internas, como teclado, visor e pelo software embarcado no produto, incluindo os stacks (conjunto de softwares) de comunicação, nos padrões SIP e RTP (para sistema de voz na Internet).

 

“Isso significou todo um desenvolvimento tecnológico que até então não havia e foi incluída no produto. Sua interface touch-screen permite estabelecer a discagem, comunicação de voz e de texto”, explica. Como parte de um sistema chamado NeoPath, esta plataforma foi construída para atender as necessidades dos chamados decisions centers. “Enquanto os call center têm formato baseado em filas, em que a chamada que entra fica  aguardando linha vaga para atendimento; o decision center recebe chamadas simultaneamente, sem espera. Isso agiliza o serviço e facilita o atendimento”, fala João Carlos.

 

Essas facilidades são voltadas para uso específico, por exemplo, em mesas de operações financeiras. O ambiente de conferência telefônica (teleconferência), com vários interlocutores para uma mesma chamada, possibilita configurar o sistema de forma dinâmica. A ligação também pode ser transferida para aparelhos comuns, no mesmo ambiente ou fora dele, que será integrado à teleconferência. “Isso dá maior agilidade às pessoas que estão no centro de decisões o que é diferente de um centro de chamada, como um call center, já que envolve os responsáveis pela tomada de decisões, na solução de problemas, como o Centro de Controle e Comando de uma siderúrgica ou de uma hidrelétrica”, fala.

 

Inovax     

 

   Numa sala de comando, o aparelho da Inovax       
permite que várias pessoas partilhem a chamada

O projeto é amplo em tecnologia. “Criamos um produto inteiramente eletrônico, o que exigiu um grande esforço do Instituto Nacional de Tecnologia”, diz o engenheiro. O aparelho, por exemplo, foi criado a partir de um desenho feito no programa CAD e submetido a uma máquina de prototipagem rápida, de onde sai em três dimensões, como uma peça mecânica em plástico. “Esse processo, é claro, tem custo alto, mas paradoxalmente termina barateando o produto porque permite fazer correções e aperfeiçoá-lo, antes de se criar a ferramenta de produção. Tudo isso exigiu ainda a formação, no INT, de recursos humanos, de uma mão-de-obra preparada para os usos específicos dessa tecnologia”, fala. Some-se a isso o fato de que, no sistema VoIP, o custo de comunicação telefônica tende a ser menor, como já acontece com o programa Skype, que faz ligações telefônicas por computador.

 

Embora se trate de aparelho com a sofisticação necessária a um produto eletrônico de qualidade, o aparelho não é necessariamente caro. “O preço é determinado pelo mercado. Pelo agregado tecnológico que as características do produto exige e pelas facilidades que oferece, acaba tendo um número restrito de competidores atendendo o mercado brasileiro; além de nós, só há mais duas empresas estrangeiras, com produto importado. O nosso termina tendo preço mais competitivo”, diz. E tem outras duas vantagens: é o mais adequado a um centro de decisão e pode ser adaptado mais facilmente ao sistema operacional de uma empresa. Ao contrário do importado, que só tem representantes comerciais no país, os funcionários da Inovax têm toda a facilidade em ir ao cliente e fazer as adaptações que atendam suas necessidades”, explica.

 

Agora, a equipe da Inovax está ocupada em construir um softphone compatível que aumente a eficiência do sistema e possibilite agregar facilmente outros agentes ao centro de decisão. E também está buscando parceria com provedores de Internet para atender os clientes que queiram adquirir apenas o software telefônico e os aparelhos terminais, mas não o sistema central. “Quando isso acontecer, a Inovax e seu parceiro, será o provedor, o que deve acontecer até o final do ano. Assim, vamos complementar a comercialização do produto”, fala.

 

Há ainda um outro projeto complementar em curso. O Maritaca vem unindo os especialistas do Laboratório de Processamento de Sinais, da Coppe, do Laboratório de Voz sobre IP, do Núcleo de Computação Eletrônica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o Grupo de Telecomunicações da Universidade Federal do Ceará. Abordando questões fundamentais que possibilitam a voz trafegar na Internet, seu objetivo é desenvolver componentes de softwares, como o Codec (codificação e decodificação digital da voz) e canceladores de eco, utilizando algoritmos desenvolvidos pelo LPS para o processamento do sinal de voz. “O laboratório do NCE contribuiu com diversos aspectos sobre a qualidade dos serviços de voz e a clareza, buscando eliminar intermitências ou ruídos, e outras questões da tecnologia Voip”, fala.

 

“No Ceará, eles são especializados em sistemas móveis, o que permitirá a avaliação da comunicação via IP estendida a dispositivos móveis celulares. Estamos falando de convergência tecnológica – levar para um único meio características até então restritas a um meio específico, como redes de dados, de telefonia, de televisão , possíveis a partir do protocolo IP. Assim, um dispositivo móvel qualquer, não necessariamente um celular, poderá ter acesso a banda larga sem fio e se comunicar por VoIP. É o potencial da tecnologia, que amplia as possibilidades de uma forma incrível”, conclui.

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