O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ discute a pós-graduação no Brasil
Publicado em: 18/07/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ discute a pós-graduação no Brasil

O diretor-presidente da FAPERJ, Epitácio Brunet, e o coordenador do Programa de Estudos Avançados (Institutos Virtuais) da fundação, Francisco Carlos Teixeira da Silva, reuniram-se, no dia 9 de julho, com representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). O objetivo foi discutir as propostas que serão analisadas pela comissão interministerial, que vai avaliar o sistema de pós-graduação no Brasil.  Estiveram presentes ao encontro, realizado na FAPERJ, os professores Jésus de Alvarenga Bastos e Sidney Mello, da UFF, José Ricardo Bergman, da PUC-Rio, e José Luiz Fontes Monteiro, da UFRJ.

O convite aos pró-reitores para esta primeira reunião partiu do diretor-presidente da FAPERJ, que é um dos integrantes da comissão interministerial que avaliar o desenvolvimento da pós-graduação e da ciência e tecnologia no país. O grupo tem representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). “Entendemos que é necessário discutir a questão com os representantes das universidades, pois a FAPERJ e as pós-graduações formam um sistema”, afirmou o Professor Epitácio Brunet, logo após o encontro. Como resultado da reunião ficou decidido que será formado um grupo de trabalho para discutir os rumos do sistema de pós-graduação.

 

O diretor-presidente da FAPERJ integra a subcomissão que ficará incumbida de apontar as novas áreas de conhecimento a serem estimuladas. “Devemos partir de áreas já existentes e reconhecer o surgimento de novas áreas. As instituições científicas precisam formar recursos humanos nesses segmentos a serem explorados, que têm o desafio de desenvolver o país”, destacou. A comissão interministerial se reúne em Brasília nos dias 24 e 25 de julho.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes