O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Brasil vai exportar mais soja que os EUA
Publicado em: 18/07/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Brasil vai exportar mais soja que os EUA

O Brasil vai fechar 2003 como o maior exportador mundial de soja, superando pela primeira vez os Estados Unidos. O anúncio foi feito pela economista Mariza Marilena Luz Barbosa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nesta sexta-feira (18/07), último dia da 55 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife. Segundo ela, a previsão é que os produtores brasileiros exportem US$ 8 bilhões este ano, ultrapassando os norte-americanos que deverão vender US$ 7,5 bilhões do produto para o exterior.

 

Quanto à produção total de soja, o Brasil continuará sendo o segundo país do ranking com 52,2 milhões de toneladas. Os Estados Unidos lideram o setor com uma produção superior a 100 milhões de toneladas. De acordo com a  economista Mariza Barbosa, a produção física de soja no Brasil cresceu 107,6% nos últimos 13 anos, o que equivale a um crescimento anual de 6,3%. As plantações de soja se multiplicaram nos últimos anos. Em 1975, por exemplo, o produto só era cultivado na região Sul do país. Em 2000, houve uma expanção da cultura em estados como Tocantins e Maranhão.

 

O crescimento do plantio de soja está intimamente ligado às pesquisas de melhoramento realizadas nas instituições científicas, sobretudo na Embrapa. Para Mariza Barbosa, os estudos em biotecnologia são fundamentais para a agricultura nacional aumentar a sua competitividade com sustentabilidade. “O Brasil precisa decidir se será um montador de biotecnologia ou se desenvolverá tecnologias próprias.”

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes