O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Secretário de C&T participa de reunião do Conselho Superior
Publicado em: 08/03/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Secretário de C&T participa de reunião do Conselho Superior

Elenílson Nóbrega

Alexandre Cardoso (de terno claro) assumiu o
compromisso de evitar cortes na FAPERJ
 

A primeira reunião extraordinária do Conselho Superior da FAPERJ em 2007, realizada na última sexta-feira, dia 2 de março, foi também a oportunidade para um primeiro encontro do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, com todos os conselheiros. Na ocasião, o secretário fez questão de repetir o que considera como seu compromisso pessoal: não apenas evitar cortes no orçamento da Fundação como, pelo contrário, concentrar esforços para aumentar a verba destinada à instituição.

 

A reunião, conduzida pelo decano Jésus de Alvarenga Bastos, presidente do conselho, foi considerada pelo diretor-presidente da FAPERJ um encontro de caráter importante não apenas por ser a primeira da nova administração, mas também por contar com a participação do secretário. Segundo Ruy Marques, a presença de Alexandre Cardoso significa um estreitamento do trabalho com a Secretaria de Estado de C&T. Marques aproveitou para apresentar aos membros do conselho o novo diretor administrativo, Cláudio Mahler, e mencionar a permanência dos diretores científico, Jerson Lima, e de tecnologia, Rex Nazaré.

 

No diagnóstico que fez da atual situação da instituição, Marques divulgou a recente liberação dos primeiros recursos do orçamento do estado. “Devemos ter maior previsibilidade nessas liberações ao longo dos próximos meses, o que poderá orientar a destinação de nossas verbas e facilitar nosso planejamento”, disse Marques. Ele falou ainda que as pendências encontradas ao assumir o cargo, com auxílios aprovados e não pagos, têm sido identificadas para que sejam quitadas.

 

O diretor-presidente manifestou ainda seu desejo de que cada vez mais o orçamento da FAPERJ seja direcionado às atividades de pesquisa e anunciou para maio próximo a possibilidade de que as solicitações e avaliações de processos passem a ser feitas on line. “Isso trará maior agilidade e transparência aos processos”, disse.   

 

Como tem feito em seus pronunciamentos, o secretário Alexandre Cardoso voltou a falar que o drive para as questões da ciência e tecnologia do Rio de Janeiro é político e que depende das articulações entre o governo do estado e o governo federal para pleitear uma ampliação de recursos para o setor. Ele também reiterou que, no que depender dele, fará todo o possível para ser um articulador político dessas negociações junto às diferentes esferas governamentais.

 

Para o secretário, instituições presentes no Rio, como Petrobras, Furnas e BNDES, precisam ser também mais parceiras. “Temos que aproveitar esse momento de maior interação do Governo do Estado com o presidente da República para tentar trazer algumas vantagens para a ciência e tecnologia fluminense, procurando avançar de forma pragmática e deixando claras as nossas posições."

 

Segundo o secretário, é importante que instituições ligadas à ciência e tecnologia do estado tenham uma fatia maior dos R$ 5,4 bilhões que a Petrobras deverá investir este ano no Rio de Janeiro. “Poderíamos, por exemplo, fechar uma parceria entre Faetec e Petrobras para treinamento dos 30 mil pessoas que trabalharão no pólo petroquímico de Itaboraí, em vez de trazer trabalhadores de fora. Quando isso acontece, depois de concluídas as obras, esses trabalhadores terminam engrossando os bolsões de pobreza da cidade”, observou.

 

O secretário abordou ainda a questão do biodiesel. “Já se fala da necessidade de 800 milhões de litros de biodiesel e o Rio de Janeiro nem consegue instalar uma planta com 30 milhões de litros. Enquanto isso, estados como Piauí, Ceará e Bahia já têm as suas”, disse. E finalizou: “O nosso desafio é não perder espaço.”

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes