O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ e Light se aproximam para futuras parcerias
Publicado em: 08/02/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ e Light se aproximam para futuras parcerias

Mozart Vitor Serra (àdir.) fala sobre os projetos da Light para Ruy Garcia Marques (à esq.) e Jerson Lima Silva
Uma maior aproximação entre a FAPERJ e a Light foi o motivo de reunião entre representantes das duas instituições na sede da Fundação na quarta-feira, dia 7 de fevereiro. Num momento em que transformar os resultados das pesquisas científicas em produtos e serviços que beneficiem a população é um grande desafio, foram identificadas diversas áreas de interesse e cooperação em que a soma de experiências pode render bons frutos para o Estado do Rio de Janeiro.

 

Depois de apresentar a FAPERJ e de ouvir sobre projetos da Light que estarão implantados em um ano e meio, o presidente da FAPERJ, Ruy Marques, identificou pontos de convergência nos interesses das duas instituições. “Percebi um grande potencial de desenvolvimento de um trabalho conjunto. Cabe à FAPERJ identificar potenciais parcerias com muitas empresas sediadas no Estado, visando a um incremento substancial na capacidade de financiamento da Fundação", analisou.

Também na avaliação do diretor da Light, Mozart Vitor Serra, a possibilidade de colaboração conjunta é concreta. “Existem áreas, como segurança, mudanças climáticas, meio ambiente e cidadania que interessam a ambas as instituições”, observou. Um dos projetos apresentados por Serra diz respeito ao Centro Cultural Light, um espaço visitado por cerca de 40 mil crianças por ano. Trata-se de um circuito onde estudantes aprendem, de forma lúdica, conceitos acerca da eletricidade.

A Light pretende ampliar esse projeto, levando-o para um outro prédio da companhia, em que seria construído um museu onde pudessem ser veiculadas, dentre outras, informações e experimentos sobre a história da eletricidade. “Para isso, seria muito importante podermos contar com a ajuda da comunidade científica que mantém parceria com a FAPERJ”, disse.

Diversas áreas de cooperação foram identificadas, inclusive a edição de uma pequena cartilha ilustrada para que as crianças visitantes do Centro Cultural Light se informem sobre energia, no molde de outros trabalhos incentivados pela Fundação. Esse projeto é um exemplo que vislumbra uma interação com o programa Auxílio à Editoração em que a FAPERJ apóia a edição de livros, manuais, números temáticos de revistas e coletâneas científicas em diferentes suportes, como papel e eletrônicos.

Outro ponto de sinergia encontrado foi no programa Rio Inovação. De acordo com o relato de Serra, a Light tem todo o interesse em colaborar com pesquisas na área ambiental, sobretudo com as que se referem a energias alternativas e a mudanças climáticas. “Queremos auxiliar no debate público sobre essa questão”, disse.  Nesse sentido, o diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima, lembrou que o programa Rio Inovação não está restrito ao financiamento a pesquisadores. "Agora também as empresas podem obter financiamento, conforme a nova lei de inovação", explicou Jerson.

 

A convergência de interesses também foi observada em outros projetos, como no da questão urbana que é importante para ambas as instituições. “Temos uma perda de 24% de energia por fraude ou inadimplência dos consumidores”, disse Serra, acrescentando que nas favelas essa perda chega a 75%. “No Jacarezinho, o desperdício chega a 95%”, afirmou.  “Estamos criando uma série de programas de natureza social e urbanística para minimizar esse problema, com reais benefícios para a população local”, afirma. Para isso, a Light pretende contar com o apoio da FAPERJ para desenvolver pesquisas de avaliação de cultura e comportamento dessas populações.

 

“A parceria com empresas de grande e médio porte sediadas no Estado é uma das metas da FAPERJ”, disse Ruy Marques. “Há muito que a FAPERJ pode oferecer, atuando como agência de seleção e avaliação de projetos de interesses dessas empresas, facilitando o contato com a comunidade científica. Isso, certamente, reverterá para a ampliação do nosso campo de atuação, com reais benefícios para a sociedade fluminense”, prosseguiu.

 

Para a formulação de propostas concretas, foram acertados outros encontros entre representantes da FAPERJ e da Light, que apresentará um anteprojeto com os pontos de possíveis parcerias.  O objetivo é, a partir da discussão desse documento, elaborar um protocolo de intenções entre as duas instituições.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes