O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Municípios: pesquisas solucionam problemas locais
Publicado em: 17/07/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Municípios: pesquisas solucionam problemas locais

Alguns municípios brasileiros já perceberam que fomentar pesquisas é investir no desenvolvimento e na solução dos problemas locais. É o caso de Campina Grande, na Paraíba, que vem estimulando convênios com as instituições científicas para trazer mais qualidade de vida para a sua população. O Exemplo da cidade paraibana foi apresentado nesta quinta-feira (17/07), durante o simpósio “As fundações locais de amparo à pesquisa”, na 55 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Campina Grande, Telmo Silva de Araújo, apresentou alguns projetos desenvolvidos na cidade, como a criação de camarões na região Semi-árida da Paraíba. Segundo ele, a proposta começou com a perfuração de poços artesianos na localidade Poleiros. Foi comprado um dessalinizador, que fez com que metade da água retirada ficasse portável. A outra metade - salobra - imprópria para o consumo e que seria jogada fora, passou a ser utilizada para a criação de camarões. A iniciativa gerou emprego e renda para a população local e evitou, ainda, que o rejeito fosse jogado indiscriminadamente nos rios ou na caatinga. O projeto foi premiado pela Fundação Banco do Brasil em 2001.

Outro projeto apresentado por Telmo de Araújo foi o da construção de barragens utilizando pneus velhos. A iniciativa já foi implantada em localidades de baixa precipitação pluvial, onde há dificuldade para acumular água. A solução foi a construção de barragens subterrâneas e de outras feitas a partir de pneus usados. Além de resolver a questão, a proposta ainda minimiza o problema ambiental do descarte dos pneus.

 

 

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes