O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ recebe sugestões para intensificar colaboração com a UFF
Publicado em: 11/01/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ recebe sugestões para intensificar colaboração com a UFF

O reitor e o pró-reitor da UFF, Roberto de S. Salles (à esq.) e Humberto F. Machado, debatem projetos com Ruy Marques
O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto de Souza Salles, foi recebido nesta terça-feira, dia 9 de janeiro, pelo diretor-presidente da FAPERJ, na sede da Fundação. A visita de Salles marcou o primeiro contato do reitor com o diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, empossado no último dia 4. O encontro, realizado com o objetivo de aprofundar os laços entre as duas instituições, foi pautado por sugestões e troca de idéias. A otimização da conexão da Rede Rio/FAPERJ com aquela universidade foi um dos assuntos abordados. Durante a visita, Salles esteve acompanhado do Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa da UFF, Humberto Fernandes Machado.

O reitor da UFF, que assumiu o cargo em meados de novembro, disse que já se colocou à disposição do governador Sérgio Cabral para discutir projetos e parcerias de interesse comum. “A instalação do pólo petroquímico em Itaboraí certamente abrirá novas perspectivas para a pesquisa fluminense e acho que será uma oportunidade para estreitarmos as relações entre a FAPERJ e a UFF, cujo campus principal está localizado em Niterói, portanto, em região próxima ao local escolhido para a construção do pólo”, disse.

Salles lembrou que a universidade vem contribuindo para o desenvolvimento do país por meio de parcerias como a realizada com a indústria naval e offshore. Junto com o MEC, a UFF vem trabalhando para expandir, por meio de pólos, sua presença no interior do Estado do Rio de Janeiro.

O Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) foi lembrado por Salles durante a conversa, que contou ainda com a presença do Diretor de Tecnologia da Fundação, Rex Nazaré. Para o reitor, a imagem do hospital para o grande público é a de um centro de saúde voltado para o atendimento da população. “Queremos resgatar o caráter de centro de pesquisa universitário que no passado motivou sua criação”, disse. Outro assunto abordado durante a reunião foi o aumento da velocidade de conexão da Rede Rio com a UFF. A rede de computadores mantida pela FAPERJ, é integrada por universidades e centros de pesquisa localizados no Estado do Rio de Janeiro. “Vamos investigar junto aos responsáveis pela manutenção da Rede a viabilidade de incremento da conexão com a instituição”, disse Ruy Marques.

Ao final da reunião, Salles passou às mãos do presidente da Fundação documento contendo sugestões que, segundo ele, visam estreitar as relações entre a FAPERJ e a UFF. O diretor-presidente da Fundação prometeu examinar o documento. O reitor lembrou que a universidade organiza a realização do evento ‘Semana Acadêmica’ para o mês de novembro e convidou o titular da Fundação a compor a mesa principal na solenidade de abertura dos trabalhos.

A UFF possui vários representantes dentro da estrutura administrativa da FAPERJ, dentre eles, o presidente do Conselho Superior da Fundação, Jesus de Alvarenga Marques.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes