O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Falta de projeto nacional pode comprometer política externa
Publicado em: 16/07/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Falta de projeto nacional pode comprometer política externa

A falta de definição de um projeto de desenvolvimento nacional pode comprometer a política externa do Brasil e os resultados de uma possível adesão à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Esse foi um dos pontos destacados pelo pesquisador Michel Zaidan, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no simpósio “Novas direções na política externa brasileira”, realizado nesta quarta-feira (16/07), como parte da programação da 55 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

Segundo o pesquisador do Departamento de História da UFPE, além de definir as prioridades para o desenvolvimento nacional, o governo brasileiro precisa solucionar quatro outras questões fundamentais relacionadas à política externa. Uma delas é acabar com a ambigüidade na forma como o setor vem sendo conduzido. Para o Professor Michel Zaidan, constantemente conselheiros do governo e a diplomacia brasileira vêm demonstrando posições conflitantes.

 

Para o pesquisador, o governo tem ainda outros desafios, como buscar uma maior convergência macro-econômica com a Argentina, o principal parceiro do país dentro do Mercosul.  O fortalecimento da política de ciência e tecnologia é outro fator destacado pelo pesquisador. Por fim, o Brasil precisa, segundo Zaidan, estabelecer com maior clareza a sua política industrial. “Não está claro se o papel do BNDES é apoiar obras de infra-estrutura ou as empresas exportadoras”, afirmou.

 

A política exterior ainda é, de acordo com Michel Zaidan, pouco debatida no país para a importância que tem. “O tema deveria ser muito discutido nas igrejas, nos sindicatos, nas universidades e em outras instituições devido às conseqüências que deverá trazer para a vida da população brasileira”, explicou.

 

O simpósio “Novas direções na política externa brasileira” contou, também, com a participação dos professores Henrique Altemani de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP) e Ricardo Seitenfus (coordenador), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes