O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Mapa da Baía de Guanabara é lançado no Museu Naval
Publicado em: 21/12/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Mapa da Baía de Guanabara é lançado no Museu Naval

“A necessidade do arruamento de Icaraí fez desaparecer a bela estrutura rochosa em forma de arco existente na praia, a Itapuca original, dinamitada para dar lugar ao cais e à rua que ligam Icaraí ao bairro do Ingá. (...) As duas rochas que ali restam e que são banhadas pela água do mar na maré cheia, Pedra de Itapuca e Pedra do Índio, transformaram-se em símbolos histórico-paisagísticos de Niterói”.  A curiosidade histórica faz parte do catálogo que acompanha o Mapa da Baía de Guanabara, lançado pela FAPERJ na segunda-feira, dia 18 de dezembro, no Museu Naval, no centro do Rio.

 

Tema da quinta edição do projeto Rio de Janeiro em Mapas, a Baía de Guanabara foi recriada pelas ilustrações de Claudius Ceccon a partir de pesquisa comandada pela historiadora Maria Fernanda Baptista Bicalho. São 40 ilustrações em nanquim e aquarela em que o cartunista usa o humor para falar sobre poluição e outros problemas da baía. “Na brincadeira, faço alguns alertas”, disse Claudius durante o lançamento do mapa. “Trabalhar nesse projeto me deu a oportunidade de brincar com o MAC, com a Ponte Rio Niterói. Fiz, por exemplo, um navio cargueiro jogando óleo nas águas e golfinhos protestando contra a poluição”, lembrou.

 

Presente na solenidade de lançamento, o presidente do Instituto Cultural Cravo Albin, Ricardo Cravo Albin, também alertou sobre os problemas da Baía de Guanabara. “Esse mapa sinaliza para a necessidade de recuperá-la, velho sonho de todos que amamos o Rio”. O musicólogo falou da importância do Rio de Janeiro em Mapas. “O Mapa da Baía de Guanabara é o prosseguimento de uma iniciativa vitoriosa da FAPERJ que começou com o mapa do Centro do Rio e já está na quinta edição”, concluiu.

 

Com tiragem de mil exemplares, o livreto e o mapa da Baía de Guanabara serão distribuídos gratuitamente para escolas públicas, bibliotecas e instituições de ensino. Na estréia, o projeto retratou a região central da cidade do Rio de Janeiro pela paleta de Jorge de Salles; o mapa seguinte focalizou os bairros de São Cristóvão, Benfica e Mangueira e teve a assinatura do pintor naif J. Araújo. A terceira edição contemplou pela primeira vez uma região situada fora dos limites da capital fluminense: Campos dos Goytacazes, que foi recriada pela ilustradora Mariana Massarani. O tradicional bairro de Santa Teresa foi o objeto da quarta edição que teve ilustrações de Ana Maria Moura.

 

Clique aqui para ver a galeria de imagens do mapa da Baía de Guanabara

 

Leia também:

Cartão postal que virou mapa

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes