O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rede de Tecnologia promove 9º Encontro da ReINC
Publicado em: 23/11/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rede de Tecnologia promove 9º Encontro da ReINC

Durante a abertura da Nona ReINC, os participantes debateram o papel das Incubadoras no desenvolvimento econômico do Estado do Rio de JaneiroA um ano de atingir a marca histórica de dez encontros consecutivos, a ReINC - Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro - promoveu na terça-feira, dia 21 de novembro, no Hotel Flórida, no bairro do Flamengo, sua nona reunião anual. O objetivo principal foi o de traçar um diagnóstico sobre o papel das incubadoras no crescimento do número de pequenas empresas de base tecnológica no estado. A ReINC, que integra a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Redetec), conta com o apoio da FAPERJ. Ela congrega 18 incubadoras associadas, que totalizam mais de uma centena de empreendimentos.

A solenidade de abertura contou com a presença do diretor-presidente da FAPERJ na mesa principal. Pedricto Rocha Filho lembrou aos presentes que a Fundação, tendo construído uma sólida tradição de apoiar as atividades científicas, vem, ao longo dos últimos tempos, se dedicando também ao fomento de iniciativas na área tecnológica. “Paulatinamente, estamos conseguindo destinar um volume cada vez maior de recursos para garantir o desenvolvimento tecnológico em nosso estado”, disse.

Rocha Filho destacou a importância da continuidade nas políticas públicas para que a base do conhecimento disponível nas instituições de ensino e pesquisa beneficie progressivamente o setor produtivo. “O trabalho das incubadoras, da Redetec e das agências de fomento, em parceria com outras instituições de todos os níveis da administração, é fundamental para ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro”, completou.

Na abertura do evento, o presidente do conselho diretor da Redetec enfatizou a necessidade de países como o Brasil investir em incubadoras e empresas voltadas para a inovação. “Todos os países que se pretendem competitivos trabalham com a incubação de empresas e no estreitamento das relações entre universidade e empresa”, disse Paulo Alcântara Gomes. Ao fazer um rápido balanço de 2006, ele destacou ainda o papel importante das incubadoras de caráter social, que devem contribuir para a diminuição das disparidades sociais. Antes de encerrar sua fala, Gomes agradeceu o apoio da FAPERJ à Redetec: “A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado tem feito o papel de mola propulsora da implantação e do crescimento das incubadoras no Estado do Rio. Esperamos que isto continue no próximo ano”.

Também compuseram a mesa na solenidade de abertura, além de Rocha Filho e Paulo Alcântara Gomes, Bento Gonçalves, diretor do Sebrae/RJ; Eduardo Costa, superintendente da área de pequenas empresas inovadoras da Finep; José Alberto Sampaio Aranha, diretor da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores); Frederico Lanza, coordenador do ReINC e gerente da incubadora de empresas do Inmetro; e Armando Clemente, secretário-executivo da Redetec. 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes