O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Leopoldo De Meis recebe Prêmio Golfinho de Ouro
Publicado em: 23/11/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Leopoldo De Meis recebe Prêmio Golfinho de Ouro

Em cerimônia a ser realizada no próximo dia 28 de novembro, a Secretaria de Estado de Cultura fará a entrega de três prêmios importantes para o estado: Golfinho de Ouro, Estácio de Sá e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Entre os contemplados, estão Leopoldo De Meis, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, e a parceria entre o Instituto de Ciências Biomédicas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o Hospital Pró-Cardíaco, pelas pesquisas conjuntas com células-tronco.

No evento, que acontecerá no Teatro Villa-Lobos, os contemplados receberão troféus e diplomas além de uma premiação no valor de R$ 10 mil. O pesquisador Leopoldo De Meis ganhará o Golfinho de Ouro - cujo nome faz referência às armas do brasão do antigo estado da Guanabara - na área de Ciências, a ele concedido por unanimidade.

No início do mês (8 e 9 de novembro), o cientista também conquistou outras duas distinções em Brasília: o Prêmio Scopus 2006, por sua produção científica, e o Prêmio Anísio Teixeira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por sua contribuição em estudos na área de Ciências da Vida, e por seu trabalho de divulgação científica e de formação de jovens cientistas de baixa renda.

Os demais agraciados com o Golfinho de Ouro são Marília Pêra (Artes Cênicas); Mário Mendonça (Artes Plásticas); Oscar Niemeyer, por unanimidade (Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo); Léa Garcia, por unanimidade (Cinema); Wilson Figueiredo (Comunicação); Eduardo Portella (Educação); José Louzeiro (Literatura); Donato Aranda (Meio Ambiente); Carmem Costa, por unanimidade (Música); e Sérgio Costa e Silva (Preservação do Patrimônio Cultural).  

Já o Prêmio Estácio de Sá, que distingue instituições com atuação destacada, terá entre seus contemplados a parceria entre o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ e o Pró-Cardíaco, que vêm desenvolvendo três linhas conjuntas de pesquisa, apoiadas pelo programa Rio Inovação, da FAPERJ. Duas delas estudam células-tronco: uma sobre a adaptação dessas células no colágeno para regeneração de tecidos; outra sobre a identificação dessas células no tecido adiposo em material lipoaspirado; e a terceira sobre o desenvolvimento de um filtro que detecte hemácias contaminadas pelo Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

Também receberão o Prêmio Estácio de Sá o Museu de Arte Moderna, Resende (Artes Plásticas); a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (Artes Cênicas); a Usina Termoelétrica do Norte Fluminense (Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo); a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (Cinema); Rádio MEC (Comunicação); a Escolinha de Arte do Brasil (Educação); a Biblioteca Rodolfo Garcia, da Academia Brasileira de Letras (Literatura); o Grupo Nima/ PUC-Rio (Meio Ambiente); o Instituto Martinho da Vila (Música); a Banda Centenária (Preservação do Patrimônio Cultural. 

Por último o Prêmio Governo do Estado do Rio de Janeiro será concedido aos jornalistas Jânio de Freitas e Augusto Marzagão, e ao Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes