O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Adiado resultado do edital Cientista do Nosso Estado
Publicado em: 19/10/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Adiado resultado do edital Cientista do Nosso Estado

A diretoria científica da FAPERJ informou na segunda-feira, dia 16 de outubro, que o anúncio dos contemplados no programa Cientistas do Nosso Estado, previsto para aquela data, foi adiado. A reunião do comitê avaliador, que irá julgar as propostas, será realizada em novembro. O edital Cientistas do Nosso Estado, lançado no dia 5 de junho, recebeu 817 propostas - um novo recorde nessa modalidade de programa. 

Segundo o informe da diretoria, o adiamento foi provocado pelo grande número de processos julgados em vários editais lançados nos últimos meses, e ainda devido ao número recorde de inscrições no referido edital, que levou a assessoria da diretoria científica a redimensionar o número de avaliadores no comitê julgador. Como esses avaliadores têm domicílio em outros estados da federação, foi preciso alterar a logística anteriormente estabelecida para garantir a presença simultânea de seus integrantes na cidade do Rio de Janeiro.

O prazo para inscrições no edital Cientistas do Nosso Estado terminou no dia 1 de agosto. As bolsas são destinadas a apoiar, através de concorrência, os melhores projetos coordenados por pesquisadores ou tecnólogos de reconhecida liderança na sua área, visando prover apoio mensal para o desenvolvimento de seus projetos.

Pesquisadores e inovadores do Estado do Rio de Janeiro concorrem a 300 bolsas que consistirão de uma dotação mensal de R$ 2 mil pelo prazo máximo de 24 meses. As bolsas deverão entrar em vigor em janeiro de 2007. O programa foi dividido em duas categorias: Pesquisador Cientista ou Pesquisador Inovador (Tecnólogo). Em ambas as categorias terão prioridade os projetos que estejam associados ao desenvolvimento econômico e social do estado.

Confirmando tendência observada em editais anteriores, a grande área de Ciências Biológicas foi aquela que - dentre as oito categorias possíveis - apresentou  maior demanda (cerca de 27%) no edital 2006 do programa Cientistas do Nosso Estado. No entanto, os projetos de Física que pertencem ao universo das Ciências Exatas e da Terra foram os mais numerosos entre as propostas recebidas, assim como o ocorrido na edição de 2004. A segunda grande área com maior demanda foi a de Ciências Exatas e da Terra, com cerca de 21%, seguida das Engenharias, que recebeu em torno de 16% das propostas.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes