O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Lançamento de novo site marca atuação do IVT
Publicado em: 11/10/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Lançamento de novo site marca atuação do IVT

Em cerimônia no auditório da Coppe/UFRJ, no Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão, foi lançado nesta terça-feira, 10 de outubro, o novo site do Instituto Virtual de Turismo (IVT). Além da aparência repaginada, o site traz novidades em sua estrutura, nas seções que apresenta e, principalmente, em suas funcionalidades. Para o coordenador do IVT, Roberto Bartholo, com ele terá início também uma nova fase na atuação do instituto, que pretende ampliar ainda mais sua base de pesquisadores e intensificar as trocas de dados entre eles.

Participando do evento, o diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima enfatizou o papel do programa de Institutos Virtuais da fundação e a estratégia de catalisar ações integradas por meio da criação desse tipo de rede. Ele foi um dos integrantes da mesa que reuniu o coordenador Roberto Bartholo, a professora Marta Irving (UFRJ) e o pesquisador Davis Sansolo (Universidade Anhembi).

Criado em 1999 a partir do programa de Institutos Virtuais da FAPERJ, e sediado no Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, o site do IVT é consultado por um conjunto significativo de estudantes, professores e pesquisadores da área de turismo. Como demonstram as estatísticas, entre as cerca de 60 mil visitas que recebe em média a cada mês, a maior parte (45%) é de usuários no exterior, contra 35% de visitantes nacionais. Isso, segundo Bartholo, se explica pelos pesquisadores brasileiros que estão fora do país e se habituaram a usar o site como referência para suas pesquisas.

Durante a cerimônia, o pesquisador Davis Sansolo recebeu de Jerson Lima o comunicado de que seu estudo "Indicadores para Turismo de Base Comunitária" havia sido contemplado com uma bolsa da FAPERJ, o que permitirá ao pesquisador permanecer no Rio por mais algum tempo num curso de pós-doutorado. Na fala que fez em seguida, Sansolo abordou não apenas o tema de sua pesquisa, como também falou sobre o número crescente de pesquisadores que integram a rede virtual de turismo e seus pontos de convergência, que possibilitarão a formulação de propostas para a internacionalização do turismo.

Em sua palestra, Marta Irving também apresentou seu trabalho, em que foca o turismo sob uma perspectiva integradora de vários aspectos, do cultural ao ambiental, passando pelo econômico e pela sustentabilidade. "É preciso considerar o turismo desse ponto de vista, enfatizando, especialmente, práticas adequadas nas áreas protegidas por leis ambientais", considerou.

Falando das novidades do site, o coordenador Roberto Bartholo mostrou-se entusiasmado: "Um novo mecanismo de busca reúne não só o acervo do Caderno Virtual de Turismo, que se junta ao acervo do próprio site. Isso facilitará, e muito, o trabalho do pesquisador, que é o nosso grande perfil de público. Os números também apontam que metade das visitas estão direcionadas à seção "Notícias do Turismo", disse.

No decorrer da cerimônia, houve ainda a apresentação da atual roupagem do Caderno Virtual de Turismo, que chegou a sua 21 edição, nesses sete anos de existência. "Posso dizer que, num país onde publicações nascem e morrem com freqüência, um caderno que persiste todo esse tempo mostra que já se tornou mais que duradouro", enfatizou Bartholo.

O caderno, que também passou por mudanças e agora está com um lastro ainda mais acadêmico, consolidou-se como o principal instrumento utilizado pelo IVT-RJ para o estímulo da discussão sobre temas relevantes na temática do turismo e desenvolvimento social, promovendo seu enraizamento acadêmico e proporcionando oportunidade de colaboração da rede de pesquisadores.

"Diferente de um instrumento sobre o turismo comercial ou para usuários que buscam informações sobre viagens, somos um canal de reflexão interdisciplinar sobre as práticas da atividade turística e seu impactos sobre os diferentes campos. Nosso conteúdo é acadêmico e nosso objetivo é fomentar essa reflexão, relacionando a atividade às dimensões econômica, social e cultural", resumiu Bartholo.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes