O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Pronex e Primeiros Projetos: resultados parciais de inscrições
Publicado em: 14/09/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Pronex e Primeiros Projetos: resultados parciais de inscrições

Com o encerramento do prazo de inscrições para os editais Pronex e Primeiros Projetos, os resultados parciais revelaram algumas surpresas com relação às áreas de maior interesse dos candidatos. Até quarta-feira, 13 de setembro, último dia para candidatar-se ao Pronex, havia 59 inscritos, número que ainda deverá crescer com a chegada dos projetos enviados pelo correio. Nesse apanhado parcial, porém, a maior procura foi por Ciências Biológicas, que até agora já conta com 17 projetos, resultado bem diferente do edital anterior, em que a preferência recaiu sobre a área de Ciências Exatas e da Terra. No caso do programa Primeiros Projetos, até o último dia do prazo, segunda-feira, 11, havia 265 candidatos total parcial que também deve aumentar em até 50% com as inscrições via Sedex, segundo as estimativas.

Nos resultados parciais, o segundo maior número de projetos apresentados até agora no Pronex foi para a área de Ciências Exatas e da Terra (16). A terceira colocação foi para as Engenharias (9), seguida, no quarto lugar, pela área de Ciências Humanas (8). Como as diferenças são pequenas entre algumas áreas, estes números podem sofrer mudanças com as inscrições que chegarem pelo correio e os resultados totais podem até vir a confirmar a preferência demonstrada pelos proponentes no edital de 2003.

Na edição anterior do Pronex, a preferência dos candidatos selecionados foi para Ciências Exatas e da Terra (20), que teve o maior número de projetos; o segundo lugar ficou para a área de Ciências Humanas e Sociais (15); seguida de perto pela área de Ciências da Vida (14), em terceiro. A área de Tecnologia ficou em quarta colocação, com 10 projetos contemplados.

No caso do programa Primeiros Projetos, houve, nesta atual edição, um maior rigor nas exigências feitas aos interessados, o que certamente contribuiu para limitar o número de propostas. Uma das recentes alterações é o limite do tempo de doutoramento que passou para sete anos incompletos. Também não puderam concorrer candidatos já contemplados no edital anterior, bolsistas do programa Cientista do Nosso Estado, ou quem já conte com auxílios concedidos através de editais anteriores do CNPq, como coordenador de projeto.

Com um volume maior de candidatos que o Pronex, os projetos inscritos do edital Primeiros Projetos ainda estão sendo processados e classificados, o que não permite saber até o momento o número de projetos por área. Para alguns proponentes de ambos os editais falta ainda entregar o cadastro pessoal impresso inFaperj, o que poderá ser feito até esta sexta-feira, 15. No caso do Pronex, apenas os professores doutores precisam cumprir esta exigência; estudantes e técnicos estão dispensados da formalidade.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes