O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Jacob Palis é eleito para a presidência da TWAS
Publicado em: 06/09/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Jacob Palis é eleito para a presidência da TWAS

Eleito para a presidência da TWAS, o cientista Jacob Palis recebe o Prêmio Triste durante a 10 conferência anual da entidadeO matemático Jacob Palis, pesquisador titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), foi eleito esta semana para ocupar o cargo de presidente da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). O cientista, que recebera dois dias antes o Prêmio Trieste de Ciência - importante distinção concedida pela entidade -, foi eleito para um mandato de seis anos. A escolha foi feita na segunda-feira, dia 4 de setembro, durante a 10 Conferência Geral da TWAS, realizada em Angra dos Reis (RJ). A presidência da entidade já havia sido exercida por outro brasileiro, José Israel Vargas, que ocupou o posto de 1994 a 2000. Desde 2002 que Palis recebe apoio da FAPERJ para suas pesquisas através do programa Cientistas do Nosso Estado.

No evento realizado no litoral Sul fluminense, a entidade, que tem sede em Trieste, na Itália, anunciou a lista dos oito novos contemplados com o Prêmio TWAS 2006. O matemático brasileiro Cláudio Landim, também do Impa, foi um dos agraciados. Ele receberá o prêmio na assembléia-geral que será realizada no Paquistão em 2007. Landim conta com o apoio da FAPERJ em suas pesquisas, através do programa Cientistas do Nosso Estado. O diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva, que no último sábado recebeu por seu trabalho na área de Biologia a mesma premiação que Landim receberá no ano que vem, foi um dos cinco brasileiros da lista de 44 novos membros eleitos para a academia, a serem empossados em 2007.

Este ano, foram admitidos oficialmente 46 novos filiados, sendo seis deles brasileiros, incluindo o atual presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Erney Camargo.

Palis venceu o pleito para a presidência com folga. Ele recebeu 115 votos contra 42 dados ao presidente da Academia Chinesa de Ciências, Yong-Xiang Lu. No dia 7 de junho, a Unesco homenageou o brasileiro com o Diploma de Reconhecimento, na categoria Ciências, concedido por seu trabalho para o avanço da ciência e das políticas para ciência no cenário global, especialmente no mundo em desenvolvimento. Doutor pela Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), Palis é vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências. No passado, o cientista já foi homenageado com a Comenda da Ordem do Mérito Científico Grã-Cruz e com o título de Chevalier de la Légion d’Honneur francesa. Especialista em sistemas dinâmicos, Palis, nascido em Uberaba (MG), é membro de academias de ciências de dez países, entre os quais Estados Unidos e França.

A TWAS possui mais de 800 membros em 72 países. Entre os novos afiliados brasileiros que passaram a integrar oficialmente a entidade neste ano, além de Camargo, estão Leny Cavalcanti, da UFRJ; Cid Feijó de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco; Mahir Saleh Hussein, da USP; Kéti Tenenblat, da UNB; Marcos Dajczer, do Impa (Impa/MCT). Em 2007, ao lado do diretor científico da FAPERJ, os demais pesquisadores brasileiros que tomarão posse como membros da entidade são Elisa Reis, do IFCS/UFRJ; Dora Fix Ventura, da USP; Jorge Kalil, também da USP; e Carlos Nobre do CPTEC/Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Criada em 1983 por um grupo de cientistas liderado pelo paquistanês e prêmio Nobel Abdus Salam, a entidade é subvencionada pelo governo italiano e recebe apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), além de colaborações financeiras de diversos países. Mais informações: www.twas.org

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes